Empresários de Maceió organizam carreata e SSP orienta que não contrariem decreto

A Secretaria recomenda à população alagoana que evite aglomerações, passeatas, carreatas e outras situações em que haja ajuntamento de pessoas.

Divulgação

Carreata Geral

Em meio à pandemia de coronavírus mais uma manifestação está marcada para ocorrer em Maceió e na cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano. Desta vez, empresário e comerciantes, motoristas por aplicativo e profissionais liberais decidiram contrariar o decreto do governo estadual para pedir que as atividades comerciais voltem à normalidade.

No chamamento que está circulando nas redes sociais, os participantes sairão em carreatas e evitarão aglomerações. A organização pede que os participantes se protejam usando álcool em gel e máscaras. Em Maceió, a concentração será no corredor Vera Arruda, na Jatiúca, às 10 horas. Já em Arapiraca, a manifestação está ocorrendo nesta tarde, com saída do Ginásio João Paulo II, no centro.

A ideia dos protestos surgiu após o presidente da república Jair Bolsonaro (Sem partido), afirmar em cadeia nacional de rádio e televisão que “a vida tem de continuar, os empregos devem ser mantidos e o sustento das famílias deve ser preservado”. Na ocasião, o presidente não informou que medidas o governo Federal adotaria para garantir que benefícios aos trabalhadores e cidadãos mais afetados. Somente hoje, um pacote de medidas foi proposto pelo governo.

Com medo da crise econômica, que já afeta o país, o grupo resolveu sair às ruas atendendo ao chamamento de Bolsonaro para defender que o governo estadual ” isole os idosos e trate os enfermos e libere o comércio”.

O decreto publicado pelo governador Renan Filho tem duração de 10 dias e teoricamente se encerra na próxima segunda-feira. Até o momento o governo não informou se as medidas de emergência serão prorrogadas. Até que haja qualquer mudança de posicionamento do governo, a Secretaria de Estado da Segurança informou que adotará medidas para assegurar o cumprimento do decreto. Leia nota na íntegra:

Nota da Segurança Pública

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSPAL) esclarece que todos os órgãos ligados à pasta estão atuantes para o fiel cumprimento do Decreto Estadual nº 69.541, de 19 de março de 2020, que declara situação de emergência em Alagoas e intensifica medidas de enfrentamento ao Covid-19.

A SSP reforça que as forças de segurança atuarão para evitar que haja descumprimento das recomendações e esclarece que não apoia nem participa de nenhuma manifestação contra o disposto no referido decreto.

Por fim, a Secretaria recomenda à população alagoana que evite aglomerações, passeatas, carreatas e outras situações em que haja ajuntamento de pessoas, em atendimento às recomendações das autoridades de saúde voltadas para evitar a contaminação e disseminação do coronavírus.”

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos