Justiça determina prisão preventiva de acusado de furtar acervo histórico

PM/AL

Arma de fogo recuperada

O homem preso acusado de arrombar e furtar peças raras do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), localizado no Centro de Maceió, teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventida, após audiência de custódia realiazada nesta terça-feira, 10.

O suspeito de 33 anos, identificado como C. M. S, será encaminhado ao sistema prisional. Ele foi detido na segunda-feira (9) com um dos objetos furtados, mas negou a participação na ação criminosa. Ele afirma que encontrou a arma de fogo antiga jogada na rua.

Na decisão, o juíz optou pela prisão do réu durante o inquérito. “POSTO ISSO, com fulcro nos artigos 311, 312 e 313, todos do CPP, CONVERTO a PRISÃO EM FLAGRANTE de C. M. S., devidamente qualificado, em PRISÃO PREVENTIVA, mantendo o flagrado recolhido em local devido. Expeça-se o competente mandado de prisão. Proceda na forma do art. 289-A, do CPP. Encaminhe-se cópia desta decisão à autoridade policial para que seja juntada ao inquérito policial.”, diz um trecho do documento.

Acusado de arrombar e furtar Instituto Histórico de Alagoas é preso

Ele foi preso por uma guarnição do 1º BPM, após populares alertarem sobre um indivíduo que possivelmente estaria portando arma de fogo nas proximidades do mercado da produção. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, se desfazendo do objeto durante a fuga. Mas foi capturado e levado à Central de Flagrantes.

Nesta terça-feira, o delegado responsável pelo caso, Leonam Pinheiro, afirmou que pelas imagens da câmeras de segurança pode-se dizer que trata-se de outra pessoa e não do indivíduo que foi preso.

Cerca de 60 peças das coleções Floriano Peixoto, Jonas Montenegro e Barão de Rio Branco foram levadas durante o furto ocorrido na madrugada de segunda-feira (09). Câmeras de segurança do prédio mostram três homens tentando entrar no local na manhã de domingo (08), mas sem sucesso. Já na madrugada de ontem, o trio retorna ao local e consegue entrar pelos fundos.

Equipes da Polícia Científica estiveram no IHGAL para iniciar os trabalhos de perícia a fim de encontrar vestígios que ajudem a elucidar o caso. Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos, sob o comando do delegado Leonam Pinheiro, também realizaram  levantamentos sobre o caso.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos