Servidores do IBGE ‘dão o sangue’ em protesto contra Governo Federal

Alagoas24horasServidores do IBGE realizam mobilização em Maceió

Servidores do IBGE realizam mobilização em Maceió

Cerca de 50 funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estão em greve há cerca de dois meses, realizam nesta quarta-feira (6) um protesto na Praça do Centenário, no Farol. Como forma de reivindicação, os servidores públicos propuseram doar sangue à Hemorrede de Alagoas, numa alusão aos cerca de 200 funcionários temporários demitidos em todo o país e que deram o “sangue” pelo instituto.

De acordo com Manoel Vicente do Nascimento, do Núcleo Sindical do ASSIBGE em Alagoas, até o momento o governo federal não sinalizou para uma negociação com a classe. “Até o momento não houve avanço prático, mas hoje temos uma reunião com representantes do Estado, sindicato e direção do IBGE às 15h. Então por enquanto permanecemos em vigília na Praça do Centenário”, disse Manoel.

Entre as reivindicações está a realização de concurso para nível intermediário, melhorias no ambiente de trabalho e melhores salários. “Aqui em Maceió, a demissão foram de 35 pessoas, sendo que em média o Estado conta com 100 temporários. Sem contar que as condições de trabalho são precárias e que podem prejudicar o resultado dos exames”, destaca Manoel.

Com o quadro de servidores antigo – o último contingente é da década de 1980 – as pesquisas realizadas em todo o país servem de norte para orientar as políticas públicas do governo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos