Crise afeta carnaval na Barra; outros muncípios suspendem festa

Para prefeitura, a medida garante a saúde financeira dos cofres da cidade.

Depois de Penedo, é a vez da Barra de São Miguel interromper parcialmente as atividades carnavalescas em virtude da delicada situação financeira vivida pelo município. Segundo a secretária de Turismo da cidade, os shows patrocinados pela prefeitura terão o horário reduzido para diminuir custos para o município.

As atividades, que antes duravam todo ao dia, serão concentradas no horário entre 16h e 22h. As demais apresentações ficam por conta da iniciativa privada ou da própria comunidade. Ainda segundo a secretária, a ação do prefeito José Medeiros Nicolau, o Zezeco, tem como finalidade garantir que investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação não sofram redução em virtude da festa.

O prefeito também confirmou que – caso a situação administrativa do município seja colocada em ordem até o próximo ano – o carnaval da Barra deve voltar a ser “o melhor de Alagoas”.

A redução do horário também deve ‘empurrar’ os turistas de cidades próximas a voltar para casa no fim da noite, já que sua permanência, apesar de movimentar o comércio da cidade, também resulta em custos, com mutirões de limpeza ou o aumento do efetivo de policial, por exemplo.

Cerca de 50 mil turistas costumam visitar a cidade durante os festejos carnavalescos. A presença muda a rotina da cidade, inclusive no tocante a serviços básicos como abastecimento de água. Com a ‘migração’, a prefeitura também espera que estes problemas sejam minimizados.

Por fim, a prefeitura confirma que a decisão foi tomada em harmonia com os empresários do município, que entendem que a iniciativa tem como finalidade regularizar situações de deficiência deixadas por gestões anteriores.

Outros municípios como Penedo tomaram medida semelhante.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos