Prefeito Rui Palmeira empossa membros do Conselho de Políticas Culturais

Yvette Moura/Secom MaceióPrefeito Rui Palmeira empossa membros do Conselho de Políticas Culturais

Prefeito Rui Palmeira empossa membros do Conselho de Políticas Culturais

Na lista de prioridades da gestão do prefeito Rui Palmeira, a Cultura ganhou mais força a partir desta quinta-feira (18) com a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais, empossado em cerimônia realizada na Praça Marcílio Dias, no histórico bairro de Jaraguá, os 18 membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Clayton Santos, secretário de Comunicação do Município, é o novo presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Na vice-presidência está o representante do coletivo PopFuzz, Nando Magalhães; a primeira-secretária é Ticiane Simões, entusiasta das artes cênicas; e o segundo-secretário é Marcos Sampaio, diretor de Políticas Culturais da FMAC. O mandato do Conselho é de dois anos, renováveis por mais dois.

Os novos conselheiros farão parte da estrutura da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e têm a missão de dar andamento e sustentação às ações e projetos de promoção à cultura na capital.

A posse do Conselho tem um significado importante para os movimentos culturais em Maceió, pois este é o primeiro passo para a inserção da capital no Sistema Nacional de Cultura. Em suas palavras, Rui declarou que Maceió dá um passo importante para a realização e divulgação das ações culturais.

“Cultura se faz com democracia e sem preconceitos. As políticas culturais precisam contemplar a quem construiu a sua história valorizando a nossa arte. Quando recebi o convite do presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, para dar posse ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, foi uma grata surpresa. O nome do secretário de Comunicação, Clayton Santos, foi muito bem escolhido. Clayton é entusiasta da cultura local”, discursou o prefeito.

Como presidente do Conselho, Clayton Santos fez questão ressaltar que o mandato não será do presidente, e sim, de todos os conselheiros. “Faremos uma gestão compartilhada. O trabalho integrado junto aos demais conselheiros, ao vice-presidente Nando Magalhães, a Ticiane Simões, ao Marcos Sampaio, porque estamos direcionando um novo rumo para a cultura de Maceió que estava esquecida. Esse Conselho tem um compromisso com a comunidade cultural. É desta forma que iremos agir”, assegurou o presidente Clayton Santos.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, conduziu o processo de escolha do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais e afirmou que a Fundação tem se esforçado para levar as manifestações artísticas para todos os bairros. Vinícius considera esta eleição um momento histórico, no qual todos os conselheiros estão engajados em lutar por todos os segmentos culturais.

“Os representantes do Conselhos são pessoas qualificadas com extensa folha de serviços prestados para a cultura. Foi um orgulho conduzir esta eleição e saber que estamos contando com 18 conselheiros atuantes e em prol de todas as manifestações”, afirmou Vinícius.

Para finalizar a solenidade com classe, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) se apresentou no palco da Praça Marcílio Dias.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos