Semas reativa Centro de Inclusão Digital e vai abrir nova unidade em Bebedouro

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A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai reativar o Centro de Inclusão Digital do bairro de Santos Dumont e abrirá nova unidade no bairro de Bebedouro. A intenção é promover capacitação profissional e, com isso, melhorar a inclusão social, a renda, além de garantir a cidadania para pessoas que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social em Maceió.

O espaço no Santos Dumont estava desativado desde o ano passado devido a falta de manutenção. O Centro de Inclusão Digital está passando por reparos e voltará a funcionar no mês de julho, quando serão abertas turmas no período da manhã e tarde.

Os cursos gratuitos serão ministrados por meio de uma parceria com o SEST/SENAT, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições serão abertas no mês de junho. Para participar, o candidato precisa estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), independente de ser beneficiário ou não do Programa Bolsa Família.

Com o objetivo de aumentar o acesso a cursos de qualificação, a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, anunciou que em breve irá abrir um novo Centro de Inclusão Digital, desta vez no bairro de Bebedouro. A nova unidade irá descentralizar as ações de capacitação profissional.

O novo Centro funcionará em prédio próprio da Semas, que passará por uma reforma. “Estamos com o processo de reforma do espaço aberto e em breve iniciaremos as obras. Lá, além de um Centro de Inclusão Digital, nós iremos oferecer cursos profissionalizantes pelo Pronatec e cursos ofertados pela própria Semas. O novo espaço nos dará ainda oportunidade de firmar novas parcerias visando a inserção dos nossos usuários no mercado de trabalho”, destacou a secretária.

Para participar dos cursos gratuitos no Centro de Inclusão Digital do Santos Dumont é preciso ter idade entre 16 e 59 anos e estar inserido no CadÚnico. Para se inscrever, o candidato deve apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência na Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares da Semas, que funciona na Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço.

Fonte: Ascom Semas

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