Emater firma parceria com a Fetag para início do ‘Habitação Rural’

Ascom/EmaterHabitação Rural

Habitação Rural

Garantir a moradia digna no campo com desenvolvimento produtivo, esse é um dos objetivos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal, que vem sendo desenvolvido em Alagoas por diversas entidades. Dando o ponta pé inicial a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL) entregou as primeiras 23 residenciais, na zona rural do município de Arapiraca. A Fetag/AL passará a colaborar com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (EMATER/AL) que também se credenciou para executar o programa no estado.

Esta manhã, durante a solenidade de entrega das chaves do empreendimento Vida Rural I, localizado na comunidade Serrote de João Dias, a diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, e o presidente da Fetag/AL, Genivaldo Oliveira, assinaram um termo de cooperação onde a Fetag/AL identificará grupos de agricultores familiares em potencial para fazer parte do programa. Já a EMATER/AL colaborará, com a parte de infraestrutura, para o andamento do programa já desenvolvido pela federação.

De acordo com Inês Pacheco, os trabalhos da EMATER/AL junto ao PNHR já começaram. “Estamos finalizando a planta do projeto que será tocado pela EMATER/AL e já iniciamos a capacitação dos técnicos extensionistas. O primeiro passo é formar os grupos de agricultores interessados e iniciarmos a coleta da documentação necessária. No nosso planejamento vamos contemplar de imediato vinte municípios nos quais a EMATER/AL já desenvolve atividades produtivas”, informou a presidente da EMATER/AL.

Em fevereiro, a EMATER/AL firmou um termo de cooperação com o Banco do Brasil com a meta de construir 10 mil residenciais através do PNHR. Além do projeto técnico das residenciais caberá ao órgão de Assistência Técnica Estadual elaborar o projeto social para as famílias beneficiadas, ou seja, não será somente o financiamento de uma moradia, será também o direcionamento de projetos de desenvolvimento produtivo e de geração de renda.

“A parceria com a Fetag/AL vai nos ajudar a beneficiar um número ainda maior de agricultores familiares, porque no município onde a EMATER/AL não estiver atuando a Fetag/AL vai está presente. O termo de parceria compreende ainda a cooperação nos projetos produtivos. Vamos apoiar a federação na execução dos projetos produtivos dessas comunidades, prestando assistência técnica e levando as políticas públicas de desenvolvimento rural as famílias”, destacou Inês Pacheco.

Para o presidente da Fetag/AL, Genivaldo Oliveira, a parceria com a EMATER/AL reforça o compromisso do órgão de assistência técnica estadual com as políticas públicas desenvolvidas para o homem do campo. “Sabemos o quanto é grande o desafio da nova EMATER/AL, mas estamos confiantes que a Assistência Técnica Pública volte a ser referência em nosso estado. A parceria no programa de habitação será uma das ações que vamos desenvolver juntos”, declarou Genivaldo Oliveira.

O calendário de capacitação dos extensionistas da EMATER/AL para execução do PNHR está em andamento. No dia 12/06 haverá reunião com técnicos das regionais Bacia Leiteira, Médio Sertão e Alto Sertão, no escritório regional da EMATER/AL, em Santana do Ipanema. No próximo dia 14/06 será a vez dos extensionistas das regionais Agreste, Agreste II – Palmeira dos Índios, e Baixo São Francisco, conhecerem como funciona o programa de habitação e qual a missão da EMATER/AL.

Fonte: Ascom/Emater

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos