Megaoperação em Maceió coíbe proliferação de endemiais

Na primeira megaoperação aproximadamente 94 áreas foram vistoriadas.

Terrenos serão alvos de combate a endemias
Terrenos serão alvos de combate a endemias

Focos de proliferação de endemiais na capital de Maceió estão sendo alvo de uma ‘megaoperação’ que envolve a prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta quarta-feira, 28.

A primeira iniciativa da operação ocorreu em março deste ano pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião foram identificados aproximadamente 94 terrenos considerados críticos pelos técnicos, devido à vulnerabilidade dos locais.

A ação de hoje contará com visita a cem locais considerados propícios à proliferação de endemiais, sendo 27 terrenos baldios. Segundo o coordenador-geral de epidemiologia da SMS, Celso Tavares, a falta de educação dos adultos é responsável pela proliferação da doença e que há 30 anos vem sendo trabalhada uma educação permanente.

De acordo com Tavares, os maiores problemas ainda são encontrados nos terrenos adquiridos por proprietários que tende a valorizar a área e deixa ‘a cuidado do tempo’ para um possível especulação.

Para Tavares, o momento é de educar as crianças e efetivar as cobranças com as pessoas adultas. “Para que haja efetivamente respeito, agora é o momento de punição como a lei estabelece, que prevê de seis meses a três anos de prisão”, enfatizou.

Os problemas apresentados – segundo Tavares – ainda em decorrência do abandono das localidades são sofridos pela população. Ainda de acordo com ele, o principal problema ainda enfrentado é a dengue, aliado as investidas de roedores e insetos.

Além das secretarias municipais e MPE, a ação também será acompanhada pela Polícia Militar de Alagoas, para garantir a vistoria dos locais, caso haja resistência. “A nossa intenção é garantir o sucesso do trabalho, mas caso contrário teremos a força policial que nos garantirá a ação”, destacou.

As primeiras localidades vistoriadas foi um terreno próximo ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da PM, e nas dependências do Departamento de Estado de Trânsito (Detran). Tavares garantiu ainda que outros 200 pontos em toda a capital serão vistoriados nas próximas etapas.

Já na etapa atual dos 100 pontos listados, 27 são terrenos baldios da lista inicial. Destes, a superintendência informa que 11 já regularizaram a situação. Os outros são alvos são borracharias e ferros-velhos. Já na segunda etapa, serão contempladas casas abandonadas, estabelecimentos comerciais e outros tipos pontos que apresentam situação de risco.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos