Sistema de transmissão FM beneficia crianças com perdas auditivas

Ascom/AdefalSistema de transmissão FM

Sistema de transmissão FM

O serviço de saúde auditiva da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, beneficiou na manhã de hoje 15 jovens com perdas auditivas entre 5 e 17 anos em fase escolar, com a concessão de kits do Sistema de Frequência Modulada FM. O kit concedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das mais novas tecnologias para garantir uma melhor qualidade de som para os usuários de aparelhos auditivos e pessoas que se submeteram ao implante coclear.

Ao explicar sobre o kit a assistente social responsável pelo setor Auditivo da Adefal, Lidiane Ferraz destacou que o sistema FM é um complemento da adaptação dos aparelhos auditivos e do implante coclear e tem como objetivo melhorar a compreensão do som em ambientes ruidosos. “O Kit é composto por microfone sem fio, e consiste de duas partes: transmissor e receptor. Uma vez que o falante está usando o transmissor, o usuário de aparelhos e com implantes irão receber a mensagem diretamente em seu aparelho sem sofrer influências do ambiente externo, melhorando a qualidade auditiva”, explicou Lidiane.

Entre os pacientes beneficiados está a estudante Daniela Rosa de 12 anos ,que não hesitou em falar da emoção em receber o novo equipamento. “Vai ser bem legal, é bom ouvir melhor. Agora com este novo aparelho além de melhorar o meu entendimento na escola vai facilitar as conversas com as minhas amigas”, falou Daniele que tem uma perda auditiva do ouvido direito moderada profunda.

Ao falar sobre a importância da nova tecnologia a fonoaudióloga Rachel Camerino demonstrou surpresa com a concessão dos kits através do SUS, tendo em vista que os aparelhos são caros e chegam a custar até R$10mil cada. “O sistema FM é um grande avanço no processo de reabilitação auditiva, pois possibilita a melhora da audição e redução dos ruídos externos, fatores importantes no processo de adaptação do usuário que utilizam aparelhos auditivos ou fizeram implante coclear”, destacou Rachel.

Segundo a Fonoaudióloga ara ter acesso ao novo mecanismo é preciso ter idade entre 5 e 17 anos, apresentar deficiência auditiva e já ser usuário de aparelhos auditivos e ter feito o implante coclear, possuir domínio de linguagem oral com índice de reconhecimento de fala maior que 30% e estar matriculado no Ensino Fundamental I, II ou no Ensino Médio. As pessoas que se enquadram nestes requisitos já podem procurar o serviço de saúde auditiva da Adefal que funciona na rua Clementino do Monte, Farol maiores informações pelo telefone 2121-8650.

Fonte: Ascom/Adefal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos