Amor à Vida: hospitais são autuados por uso de medicamentos fora de validade

Priscylla Régia/ AL 24hMateriais e medicamentos vencidos foram apreendidos pelo Procon

Materiais e medicamentos vencidos foram apreendidos pelo Procon

Uma Operação desencadeada pelo Procon-AL, denominada ‘Amor à Vida’, detectou a existência de hospitais em Maceió que estavam utilizando materiais e medicamentos fora do prazo de validade. A operação teve início há 15 dias e percorreu 12 hospitais da capital. O problema foi detectado em quatro desses, sendo dois públicos e dois privados.

Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 2, o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, informou que foram apreendidos nas farmácias dos hospitais, 597 itens, entre medicamentos e materiais como cateteres e até uma sonda uretral, com vencimento para o dia 13 de fevereiro de 2012. Para o órgão de defesa do consumidor, a situação é preocupante e precisa de punição.

Os quatro hospitais foram autuados e somente dois deles enviaram defesa. Eles afirmam que os medicamentos vencidos estavam junto com os demais, no entanto, no momento em que as equipes vão ministrar os medicamentos observam as datas de validade e descartam os medicamentos impróprios para o consumo. “Queremos que as autoridades tomem consciência do que está acontecendo em Maceió”, disse Cunha acrescentando que irá entregar os autos de infração ao Ministério Público Estadual e a Anvisa.

A multa para esse tipo de infração é de R$ 50 a R$ 200 mil. Esses hospitais terão um prazo para se adequar. Questionado se essa operação iria ter desdobramentos, o superintendente afirmou que na segunda etapa serão realizadas fiscalizações e farmácias e posteriormente blitz em hospitais do interior.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos