Alagoas rumo a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

A 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente começa amanhã e segue até domingo, dia 27, em Brasília (DF). Os 30 delegados indicados por Alagoas devem se juntar a mais de 1300 pessoas, de todo o país, para discutir e definir as propostas quem tem como principal ponto de partida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e estão dividas em quatro diferentes eixos temáticos.

A definição dos representantes do estado foi feita durante a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada em agosto, com a participação de cerca de 300 delegados definidos em sete etapas regionais que contou com a participação de 72 municípios.

Assim como os outros estados, Alagoas apresenta propostas agrupadas nos eixos: produção e consumo sustentáveis; impactos ambientais; geração de emprego, trabalho e renda; e educação ambiental. “Temos um grande desafio pela frente, ainda mais se lembrarmos que há problemas urgentes a serem resolvidos, a exemplo dos lixões a céu aberto que possuem um prazo legal para deixar de existir, agosto de 2014”, comentou Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Os delegados representam a iniciativa privada, poder público e sociedade civil – movimentos sociais e populares, entidades acadêmicas, comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais (ONGs). “É uma responsabilidade compartilhada em que a sociedade tem a oportunidade de dar a sua voz”, disse Napoleão Casado, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos durante o encontro estadual.

A Conferência Nacional é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e no site do órgão (www.mma.gov.br) é possível visualizar o Caderno de Propostas que será o objeto de trabalho dos delegados.

Fonte: Clarice Maia/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos