Cepram discute preservação da restinga

Agência AlagoasAgência Alagoas

A área de restinga que separa a Praia do Francês da cidade de Barra de São Miguel foi a pauta da 81ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (24), na Sala dos Conselhos, no Palácio República dos Palmares.
A audiência pública foi proposta pelo vice-governador e presidente do Conselho, José Thomaz Nonô, com o objetivo de discutir e apresentar relatórios técnicos sobre a área de vegetação e sobre os impactos da duplicação da AL-101 Sul.
O Cepram anteriormente aprovou, como condicionante para a duplicação da rodovia, a criação de uma unidade de conservação e preservação integral do reduto, que abriga desova de tartarugas, aves migratórias e vegetação, entre outras medidas compensatórias, como parte das licenças ambientais.
A Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (AditBrasil), representada por Ivon Pires, apresentou os conceito e a legislação referente à restinga.
O biólogo Gabriel Le Campion, mestre em oceanografia biológica, do Instituto Salsa de Praia, fez explanação sobre a importância da área de restinga na região litorânea. “Não tenho conhecimento dos projetos, mas tenho certeza do cuidado necessário para a preservação e conservação desta área”, expôs Le Campion.
O professor Antônio José Teixeira Guerra, titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou os conceitos e características de uma área de vegetação de restinga. Em sua conclusão, ele afirmou que a área em discussão não poderia ser considerada de restinga, por não apresentar todas as características. Afirmou também que os empreendimentos têm baixo impacto ambiental, por estarem sendo construídos em áreas já desmatadas e antropizadas. “Recomendo a criação de Unidades de Prevenção (RPPNs), que constituirão um corredor ecológico”, disse o professor.
“As apresentações foram esclarecedoras e enriqueceram a visão de todos. Foram posicionamentos divergentes, porém complementares para a discussão sobre a região. A reunião foi extremamente produtiva e nos permitirá tomar decisões sensatas”, declarou Thomaz Nonô.
A reunião contou com as presenças do Secretario de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) Adriano Augusto, do deputado estadual Judson Cabral (PT), do superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, e dos demais membros do colegiado.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos