Alagoano é campeão paulista de judô

AssessoriaGabriel Gomes da Rocha

Gabriel Gomes da Rocha

O alagoano Gabriel Gomes da Rocha (17 anos) consagrou-se neste sábado (18), em São Paulo, campeão paulista estudantil sub-18 médio de judô. O judoca começou a praticar a modalidade aos 11 anos de idade na Escola Estadual Theonilo Gama, e devido ao seu potencial e destaque nas competições foi convocado em janeiro deste ano para integrar a equipe da Associação Bushido de Judô, na cidade de Bauru (SP), onde é treinado pelos senseis Denner e Mário Sabino – técnico da seleção brasileira de Judô.

O judoca Gabriel, que atualmente estuda na Escola Estadual Professor Christino Cabral, na cidade paulista de Bauru, participou neste sábado com outros 1000 representantes de várias categorias de escolas de todo Estado de São Paulo, do Campeonato Paulista Estudantil 2012, competição realizada no ginásio Geraldo José de Almeida, no complexo Esportivo do Ibirapuera.

Segundo o professor Ricardo Sérgio, que coordena a equipe de judô da Theonilo Gama, localizada no Jacintinho, o seu ex-aluno desde o início sempre demonstrou um grande potencial, o qual foi lapidado até ir para o clube paulista. “Ele saiu de Maceió na faixa marrom. Conseguiu por várias vezes ser campeão alagoano na modalidade. Após ter conseguido a medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares – etapa nacional (2009), foi 1º lugar em evento nacional em Salvador (2010) e bronze no Campeonato Brasileiro de Judô (2011)”, relata o professor.

Devido ao seu desempenho o judoca alagoano recebeu e aceitou o convite como mais um desafio de vida e se mudou para São Paulo – um dos estados onde o judô é praticado em clubes de alto rendimento. “Não foi à toa que para conseguir subir no lugar mais alto do pódio, o Gabriel teve que passar por um peneirão para poder participar de um campeonato estadual. Após conseguir se classificar passando por seletivas regionais e campeonatos municipais, o nosso judoca alagoano vence a final do campeonato paulista derrotando o atual campeão pan-americano juvenil, por ipon (a pontuação máxima)”, ressaltou Ricardo.

“Orgulho é pouco, não tenho palavras para dizer… Assim que terminou o evento, ele me ligou chorando de alegria! Agradeceu-me pelo apoio relembrando o início de sua jornada no judô aqui na nossa escola!”, disse emocionado o professor Ricardo, dizendo que “Tudo se treina, mas a garra e vontade de vencer se nasce com ela”.

A secretária de Estado Adjunta do Esporte, Vânia Quintela, parabenizou mais essa conquista do judoca Gabriel Gomes. “Uma vitória que muito orgulha a todos alagoanos, principalmente para nós que trabalhamos com o desporto escolar. Vale destacar aqui o grande trabalho e desempenho da equipe de judô da Escola Estadual Theonilo Gama, e a dedicação do professor Ricardo, um parceiro que vem colocando essa instituição como referência no judô estudantil de Alagoas”, declarou a secretária, lembrando que ele também coordena o judô do Programa Estádio Vivo, no Trapichão.

Fonte: Ascom SEE/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos