Dia do taxista: Sesau realiza ações de saúde para os motoristas

Taxistas de Maceió participam na próxima terça-feira (28) – data comemorativa da categoria- de ações de saúde. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (ASPROTAM) e será realizada no Estacionamento do Jaraguá, das 8h às 14h. A atividade, que visa prestar serviço de saúde aos trabalhadores, irá orientar a categoria sobre as boas condições de trabalho.
Maceió conta com 5.195 taxistas que circulam na cidade e devido aos diversos riscos à saúde que a categoria está exposta, técnicos da Diretoria da Vigilância em Saúde do Trabalhador vão aplicar um questionário com a finalidade de avaliar as condições de saúde e qualidade de vida dos profissionais, além de distribuir materiais educativos. Serão disponibilizados também serviços de verificação da pressão arterial, glicemia capilar e índice de massa corpórea (IMC), além de vacinação contra o tétano, hepatite B e influenza (gripe).
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o questionário vai detectar as reais condições de trabalho as quais os profissionais estão expostos. “Submetidos a um constante estresse, os trabalhadores dessa categoria devem estar em boas condições de saúde para então ofertar qualidade no serviço – como conforto e segurança – tanto para o passageiro quanto para o próprio taxista”, explicou.
Ainda de acordo com Gardênia Santana, além de uma carga horária de trabalho que muitas vezes chega a 20h por dia, os motoristas de táxi sofrem com os distúrbios osteomusculares, transtornos mentais, obesidade, hipertensão, problemas no coração, nos rins e ainda acidentes e violências. Para reverter essa situação, a diretora da Vigilância à Saúde do Trabalhador Estadual pontuou que é recomendável realizar pausas para descanso e alongamento – evitando permanecer sentado – e beber água para se manter hidratado.
A ação envolve a Superintendência de Vigilância à Saúde da Sesau, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador em parceria com a Diretoria de Promoção à Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos