Unidade Móvel do Hemoal estará no Barro Duro neste sábado

Raúl Plácido/SesauRaúl Plácido/Sesau

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, nesta quarta-feira (11), coletando sangue no Colégio Adventista, localizado no Barro Duro. A ação acontece das 8h às 16h, com o propósito de aumentar o estoque de sangue da instituição, que está carente das tipagens negativas.

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto. Ele também deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg.

Estarão impossibilitados de doar sangue àqueles que não preencham esses pré-requisitos. Também é vetada a doação de sangue para os portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve estar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Também é necessária uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal. Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado.

Postos fixos – Os voluntários que não possam comparecer ao Colégio Adventista, podem se dirigir até o Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Também é possível se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.

Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão, que está situado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Josenildo Törres/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos