Saúde disponibiliza novos medicamentos

Assessoria/SMSMedicamentos para tratamento de patologias crônicas

Medicamentos para tratamento de patologias crônicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Farmácia e Bioquímica (CFB) informa que está disponibilizando novos medicamentos para o tratamento de patologias crônicas conforme preconiza o Ministério da Saúde através da Portaria 2.981, de novembro de 2009, que determina a descentralização do fornecimento de alguns medicamentos.

O coordenador de Farmácia e Bioquímica do município, Eli Carlos Machado, explica que alguns medicamentos usados no tratamento de colesterol, mal de Parkinson, osteoporose e hipotireoidismo, que antes eram disponibilizados pelo Estado, agora são de competência dos municípios. “A portaria de nº 2.982 aprova as normas de execução e de financiamento da assistência farmacêutica básica, uma forma de facilitar o acesso da população aos medicamentos”, disse Machado.

Estão disponíveis os medicamentos:
Sinvastatina (J) 10 mg (por comprimido), Sinvastatina (J) 20 mg – usados no tratamento de colesterol; Levodopa 100 mg + Benserazida 25 mg; Levodopa 200 mg + Benserazida 50 mg e Levodopa 250 mg + Carbidopa 25 mg – usados no tratamento de mal de Parkinson; Alendronato (Q) 70 mg – usado no tratamento de osteoporose; e Levotiroxina 25 mg e Levotiroxina 50 mg – usados no tratamento de hipotireoidismo.

Unidades disponíveis – Segundo a farmacêutica da CFB, Georgia Doralice Maciel Rodrigues, os medicamentos para o tratamento de colesterol e hipotireoidismo estão disponíveis em oito unidades de referência de Maceió (US Oswaldo Brandão Vilela, USF Roland Simon, USF São Vicente de Paula, USF Pitanguinha, PAM Bebedouro, US João Paulo II, US Hamilton Falcão e US Djalma Loureiro). Para receber o tratamento os usuários terão que apresentar apenas prescrição médica.

No caso dos medicamentos para o tratamento de mal de Parkinson, estão disponíveis na unidade de saúde João Paulo II, no bairro do Jacintinho. O medicamento pode ser adquirido mediante apresentação de RG, Cartão SUS, comprovante de residência e do formulário médico preenchido. “O formulário pode ser preenchido pelos farmacêuticos das unidades ou pelos médicos, que já receberam orientações através do Conselho Regional de Medicina”, ressalta a farmacêutica.

Os medicamentos para o tratamento de osteoporose estão disponíveis na unidade São Vicente de Paula, no bairro do Pinheiro. Os documentos necessários para aquisição são RG, Cartão SUS, comprovante de residência e do formulário médico preenchido.

Fonte: Assessoria/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos