Penedo sedia Festival Gastronômico

Acervo SecomGastronomia alagoana

Gastronomia alagoana

A histórica cidade de Penedo, distante 160 km da capital alagoana, será palco da 3ª edição do Festival Gastronômico de Penedo, idealizado e executado por estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas. O evento deste ano faz parte das atividades do 7˚Congresso Acadêmico do Campus Arapiraca, responsável pela unidade Ufal em Penedo.

O festival de gastronomia terá início a partir das 16 horas da próxima sexta-feira, 22, no complexo arquitetônico da Praça 12 de abril, no centro histórico da cidade, com apresentação do Quinteto de Cordas da UFAL, sob regência do músico Nilton Souza, grupo que terá como cenário perfeito a secular Igreja de Nossa Senhora da Corrente.

Durante a realização do festival, haverá a entrega dos certificados de excelência acadêmica aos melhores trabalhos apresentados nas diferentes categorias, o que praticamente encerra o 7º Congresso Acadêmico do Campus Arapiraca.

Alimentando o saber, aprimorando o paladar – este é o slogan que define a proposta principal do evento, a saber, qualificar a oferta gastronômica de Penedo através da associação da criatividade dos empreendedores locais ao conhecimento científico produzido na disciplina de Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas do curso de turismo.

Durante a noite ainda estão sendo oferecidas diversas atrações ao público. De acordo com os organizadores, haverá apresentações musicais e artísticas, como bandas de pífano, capoeira, Bonecos Gigantes do Tadeu, grupo de hip-hop e banda fanfarra. Também haverá projeção audiovisual de diversos curtas-metragens brasileiros que serão projetados a céu aberto em parceria com o projeto Cine Artpopular.

Os visitantes do festival poderão participar da exposição das receitas culinárias, promovida em parceria com a Fundação Casa Do Penedo, que este ano participa dentro da temática do evento que reúne uma das peculiaridades da colonização da cidade tendo como uma das heranças, uma gastronomia formada por diferentes origens, que se misturam em um panorama multi-étnico.

Finalizando o Festival Gastronômico de Penedo, acontecerá a 2ª edição da corrida de garçons, envolvendo os atendentes de bares, hotéis e restaurantes da região. Ainda durante o evento, haverá exposição de produtos para hotelaria, enfocando alimentos e bebidas, sendo esta a grande novidade no 3º Festival Gastronômico de Penedo.

Esta iniciativa integra uma estratégia de fomento à qualificação da oferta turística no município, entendida enquanto um processo gradual de formação de novos hábitos de consumo em significativas parcelas da população.

Fonte: Aqui Acontece

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos