Hemoal inicia campanha alusiva à Semana do Doador

Para marcar a Semana Nacional do Doador de Sangue, cujo dia é comemorado em 25 de novembro, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia nesta segunda-feira (22), às 8h30, mais uma campanha de doação voluntária. O objetivo, além de triplicar o percentual de doações visando a grande demanda de transfusões durante os festejos de final de ano, é promover a conscientização entre os alagoanos, buscando aumentar o número de doadores voluntários.

O Hemoal é responsável por abastecer toda a Hemorrede Pública de Alagoas, formada pelos hospitais, maternidades, além do Ambulatório de Hematologia da instituição, onde são tratados pacientes vitimados pelas doenças do sangue. Com base nesta realidade e baseado no histórico de anos anteriores, onde triplica o consumo de sangue durante o mês de dezembro, o hemocentro alagoano realiza uma vasta programação marcada por ações educativas e homenagens aos doadores habituais.

Durante os quatro dias da campanha, que se encerra no dia 25, a direção do Hemoal estará ampliando o número de equipes multidisciplinares para atender a grande demanda de doadores. "Todos os anos celebramos na última semana de novembro a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, mais uma vez, estaremos mobilizando toda sociedade alagoana para evidenciarmos o compromisso do Hemoal na sublime missão de salvar vidas, captando novos doadores de sangue, homenageando os já fidelizados e incentivando a prática cotidiana da solidariedade, já que uma doação pode salvar até quatro vidas", frisa a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios – Ela lembra que para se candidatar à doação de sangue o voluntário deve atender aos requisitos básicos especificados pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O doador deve ter idade superior a 18 anos, pesar 50 kg e portar um documento de identificação com foto; não pode ter contraído doença de Chagas, AIDS, sífilis e hepatite, após os 10 anos, além de estar bem alimentado. "No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, é recomendado respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres", enfatiza Verônica Guedes.

Programação – Nesta segunda-feira (22), às 8h30, no rol de entrada do Hemoal, acontece a cerimônia de abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue, que contará com a participação de todos os servidores do órgão, doadores voluntários e uma apresentação teatral sobre a importância da doação de sangue, além da apresentação do Coral Hemocantos.

A campanha será encerrada na quinta-feira (25), no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, com a realização de uma coleta externa e vasta programação artístico-cultural. Às 9h haverá uma cerimônia de abertura e a apresentação da Banda da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), seguida pelos grupos teatrais Orion e Guerreiros. Às 13h30 haverá a apresentação do Coco de Roda Chamego Alagoano, da banda de fanfarra da Escola Maria Petrolina de Gouveia e a entrega do Troféu Amigo do Hemoal para os doadores de sangue e as instituições parceiras.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos