IMA lança livro sobre cobertura vegetal de Alagoas

DivulgaçãoDivulgação

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Petrobras lançam, no próximo dia 21, às 11 horas da manhã, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, o livro Cobertura Vegetal do Estado de Alagoas.

A obra foi desenvolvida a partir de uma cooperação técnica entre o IMA e a Petrobras que, juntos contrataram duas equipes de pesquisadores para realizar o trabalho de registro minucioso de todas as áreas de cobertura vegetal do Estado.

A equipe do bioma Mata Atlântica e do bioma Caatinga, coordenadas respectivamente por Iremar Accioly Bayma e Sinval Guimarães Júnior, percorreram os 102 municípios do Estado para catalogar e analisar o estágio de conservação de todas as áreas de vegetação, além de observar o trabalho de recuperação que já está sendo desenvolvido em algumas delas.

O trabalho teve três anos de duração, sendo dois anos e meio dedicados à pesquisa de campo. O resto do tempo foi usado para a compilação dos dados, redação e revisão do produto. “Agora, nós temos em mãos a situação real do Estado no que diz respeito a cobertura vegetal. A partir disso, podemos traçar programas de preservação e recuperação de áreas mais afetadas em todo o território Alagoano”, disse Afrânio Menezes, Gestor de Acordos, Contratos e Convênios do IMA.

Qualquer ação que for desencadeada pelo IMA deverá prescindir de um diagnóstico, segundo afirmou o diretor-presidente Adriano Augusto de Araújo Jorge. “Até o encerramento desta pesquisa, só tínhamos como constatar a existência de desmatamento por denúncia ou flagrante. Agora, com este trabalho temos um diagnóstico para saber quem somos e que tamanho temos. Conhecendo esses dados, faremos um planejamento estratégico de como trabalhar no sentido de mitigar as devastações e promover meios de fomentar a preservação”, afirmou.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos