Alagoas tem mais de 100 casos de meningite

IlustraçãoAlagoas tem mais de 100 casos de meningite

Alagoas tem mais de 100 casos de meningite

De janeiro a 10 de setembro deste ano, Alagoas acumula 113 casos confirmados de meningite, contra 126, no ano passado. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.

Uma das formas mais perigosas da doença- a meningite meningocócica- segundo o boletim, responde por 15 casos no Estado. No topo da lista está a forma da doença bacteriana (24 casos), viral (17) e a meningocócica.

"A doença meningocócica é a meningite de maior importância para a saúde pública, por se apresentar sob a forma de ondas epidêmicas que podem durar de 2 a 5 anos. Tem distribuição universal e os casos ocorrem durante todo o ano (forma endêmica)", diz o boletim.

Pelo documento, que se refere a semana epidemiológica de número 36, os 15 casos da forma meningocócica foram confirmados em Maceió (4), Colônia de Leopoldina (1), Coruripe (1), Dois Riachos (1), Delmiro Gouveia (1), Penedo (1), Rio Largo (1), Satuba (1), União dos Palmares (2) e Viçosa (2).

A meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges.

A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e, menos comumente, por certas drogas. Pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia).

Fonte: *Repórter Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos