Biblioteca Pública Estadual é uma opção de lazer nas férias

AssessoriaAssessoria

No período de férias, visit­­­ar a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é uma opção para os amantes da leitura e turistas. Reaberta em novembro do ano passado, depois de ser restaurada e modernizada, a biblioteca conta com um espaço multicultural e dispõe de um acervo de mais de 70 mil volumes, incluindo obras raras que datam do período colonial do Brasil.

Com uma média diária de cerca de 50 visitantes, o espaço pode ser usufruído por leitores de todas as idades. A biblioteca conta com três pavimentos e 54 salas, que inclui salas de livros, de leitura e exposições; telecentro; salas exclusivas para autores alagoanos e de livros raros e Memorial Graciliano Ramos.

Durante o percurso, o visitante percorre todos os espaços do Palacete Barão de Jaraguá, conhecendo o Memorial Graciliano Ramos e os setores do prédio centenário. Segundo Carlos Henrique Lima, “a Biblioteca Pública, por ser hoje mais acessível, passou a permitir uma maior interação do público, não apenas com o que se lê, mas também com os ambientes, de modo que o visitante não saiba apenas o que tem nos livros, mas conheça toda a história que envolve o prédio”.

Para a estudante Érika Soares, 16 anos, a biblioteca é um ótimo lugar para passar o tempo, realizando estudos e visitando. “Venho na biblioteca desde que eu era criança, enquanto ela estava fechada passei bastante tempo ansiosa para que ela fosse reaberta. Para quem gosta de ler é um ótimo programa, ou até mesmo para quem não gosta também, principalmente pelo acervo que tem da cultura alagoana, dos escritores de nossa terra”, disse.

A biblioteca também recebe diariamente turistas de todo o país. O casal Camilo e Samira Araújo, natural de Cruz das Almas, interior da Bahia, levaram seus filhos, Camila e Samir, para visitar o palacete histórico, que também conta com um espaço para crianças.

“Essa é a primeira vez que estamos visitando Maceió. Viemos visitar o centro da cidade e aproveitamos para trazer as crianças para conhecer a biblioteca, por ser um prédio histórico e elas gostarem bastante de ler.”, destacou o pai.

Os serviços fornecidos baseiam-se na igualdade de acesso para todos e também conta com rampas, elevadores e espaços inclusivos, como a sala de livros falados e em braile e a bêbeteca, para iniciação dos bebês no mundo da leitura.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro e funciona de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. O espaço também conta com atendimento telefônico para agendamento de visitas de grupos turísticos e turmas escolares, pelo número 3315-7877.

Fonte: Daniel Borges

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos