Detran assume emissão de certificados

A partir da próxima segunda-feira (26), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) passará a ter o controle na emissão dos certificados de aulas práticas e teóricas, ministradas pelos 57 Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pela autarquia.

O controle será feito por meio de um aparelho eletrônico instalado nas autoescolas. Elas passarão a ser responsáveis pela captura da digital do candidato.

Segundo Vanessa de Araújo Gonçalves, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, a modalidade digital de frequência funcionará interligada ao sistema do Detran, que poderá acompanhar a assiduidade dos candidatos e, conseqüentemente, autorizar ou não a emissão dos certificados ao final dos cursos teóricos e práticos.

A adoção do sistema digital, explica Vanessa Gonçalves, além de garantir que o candidato conclua a carga horária exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), irá dificultar manobras fraudulentas, que eram freqüentes num passado recente.

“Agora o Detran terá um maior controle sobre os CFCs e poderá evitar a emissão de certificados sem que os candidatos assistam devidamente às aulas”, disse Vanessa.

A empresa Thomas Greg & Sons, credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a confecção das carteiras de habilitação, foi a responsável pelo treinamento de captura de biometria para os donos e diretores de CFCs em Alagoas, realizado ontem (19), na sede do Detran, no Pontal da Barra. A empresa também será responsável pela entrega do material necessário para a implantação do sistema de biometria.

Fraude
No final do ano passado, o diretor-presidente do Detran, Antônio Sapucaia, denunciou um esquema de falsificação de certificados de exames teóricos expedido pela autoescola Aliança – uma das sete descredenciadas após o órgão detectar diversas irregularidades –, que pretendia envolver até o nome do próprio diretor-presidente.

Na ocasião, Sapucaia explicou que só tomou conhecimento do esquema quando o dirigente de um dos CFCs descredenciado ameaçou revelar a fraude que pretendia envolver o seu nome, na tentativa de frear os trabalhos das comissões que apuram irregularidades nos CFCs.

Fonte: Ana Paula Feitosa – Ascom Detran-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos