Programas de eficiência energética chegam aos municípios

Ascom/AMAReunião apresentou propostas para o setor energético

Reunião apresentou propostas para o setor energético

A Eletrobrás, através dos programas do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia – está viabilizando projetos para os municípios que possam gerar economia para as cidades e promover novas formas de conscientização para o uso correto da energia. Em parceria com a distribuidora local, os municípios podem se inscrever na Eletrobrás para ter direito aos recursos e executar as ações.

Um dos mais estimulados é o setor de educação, onde professores passam a ser agentes multiplicadores de informações sobre a gestão energética municipal. O que isso significa? Na prática, orientação sobre uso correto de equipamentos. Para o assistente da diretoria da Eletrobrás, Djamil Barbosa, essa discussão com os prefeitos, que começou em Alagoas, vai servir de modelo para a Eletrobrás.

Ele entende que também são os municípios que sabem das necessidades energéticas e nada mais justo que o assunto seja tratado diretamente com os gestores. Djamil também apresentou o projeto de gestão das contas públicas, com recursos da Eletrobrás, que pode gerar economia financeira ao município de até 30%.

Segundo o presidente Luciano Barbosa, a AMA entende como muito importante uma parceria que dê acesso aos municípios nesses programas. A orientação inicial é que os prefeitos baixem os arquivos dos programas no site da Eletrobrás e apresentem o projeto a Ceal que será a responsável pela captação do financiamento.

O assessor da empresa, Almir Pereira Menezes, que participou da reunião acredita que esses projetos disponíveis vão contribuir para que os municípios possam gerenciar melhor a utilização da energia. Os prefeitos também podem, através da Secretaria de Desenvolvimento ter acesso ao banco de consultores de projetos.

Fonte: Ascom/AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos