Almeida anuncia cortes ao secretariado; Ronalsa deixa secretaria

O prefeito Cícero Almeida (PP) reuniu seu secretariado durante toda a manhã desta quinta-feira, 10, para anunciar um ‘arrocho’ no Executivo municipal. A reunião – que durou mais de três horas – foi encerrada com um anúncio importante, a saída de Carlos Ronalsa da Secretaria de Abastecimento e seu retorno à Câmara. Com isso, o suplente Alan Balbino fica sem mandato.

A briga entre Ronalsa e Balbino já havia sido discutida por Almeida durante a assinatura da ordem de serviço do aterro sanitário de Maceió. À época, o prefeito disse que não iria interferir na questão.

O prefeito de Maceió anunciou cortes em várias secretarias, entre elas Saúde, Educação e Assistência Social. Os cortes se dariam devido à queda na arrecada dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com o prefeito, 72% das emendas alagoanas foram cortadas, provocando uma drástica diminuição nos recursos arrecadados.

Segundo Almeida, até o final do ano, apenas na pasta da Educação, cerca de R$ 6 milhões deixarão de ser aplicados, recursos que viriam do Governo Federal. O prefeito disse, ainda, que precisou complementar, com recursos destinados a obras públicas, a verba da saúde, conforme prevê a constituição. Apesar de afirmar que o dinheiro foi remanejado de obras na cidade, Almeida fez questão de afirmar que as obras não serão interrompidas, apenas seguirão num ritmo mais lento.

O prefeito também descartou a realização de concurso público este ano, em virtude da escassez de recursos. Apesar do discurso de contenção de despesas repassado a todo o secretariado, Almeida não quis falar sobre o tamanho da ‘tesourada’. Na prática, não foram apresentados números sobre o déficit da prefeitura.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos