Usuários de programas sociais em conferência

Agência AlagoasSecretária destaca importância fundamental da participação dos usuários

Secretária destaca importância fundamental da participação dos usuários

Pela primeira vez usuários dos programas sociais de Alagoas terão direito a voz e voto na Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá nesta segunda (5) e terça-feira (6), das 7h às 17h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Isso quer dizer que eles poderão apresentar propostas e contribuir para o controle social.

O evento está sendo coordenado pelo Conselho Estadual de Assistência Social e conta com a presença de mais de 530 pessoas, sendo 480 delegados e 50 entre observadores e convidados.

Dos delegados, 24 são estaduais e 456 da sociedade civil, eleitos durante as conferências municipais. Desse total, 51 são delegados usuários. Na Conferência Estadual serão eleitos os delegados para a VII Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, Distrito Federal, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro deste ano.

Para o Conselho, o evento trará o desafio do protagonismo dos usuários dos programas sociais, que poderão propor as novas diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, comemora a participação inédita dos usuários, com direito a voz e voto, na Conferência Estadual e na Nacional. “Esse é o momento para resgatarmos a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), possibilitando a participação efetiva do Estado e sociedade civil, especialmente os usuários, na construção coletiva e democrática dos rumos dessa política”, enfatizou Solange Jurema.

A presidente do Conselho de Assistência Social (Ceas), Maria Lúcia Moreira, disse que o desafio dessa conferência é garantir a participação efetiva dos usuários. “Antes, estas pessoas eram representadas por alguém. Agora elas próprias vão participar na condição de delegados. Essa é a oportunidade de mostrarem suas dificuldades e apresentarem suas propostas”, disse.

A secretária executiva do Ceas, Sheyla Alves, reforçou que, conforme decisão do Conselho Nacional de Assistência Social, um terço das vagas destinadas à sociedade civil será para os usuários. “Dos onze delegados do nosso Estado, quatro serão beneficiários dos programas”, enfatizou.

No primeiro dia do evento, haverá a conferência magna sobre o tema Participação e Controle Social no Suas, com a conselheira nacional Edna Aparecida Alegro e painéis sobre a temática, ministrados por conselheiras estaduais e especialistas da área.

No dia 6, a dinâmica será com grupos de trabalho, onde os participantes vão elaborar propostas com base nas palestras para, ao final, aprovar as moções e eleger os delegados para a VII Conferência Nacional.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos