Novembro é o mês de cinema no Sesc

O Sesc elegeu novembro como o mês do cinema e apresenta ao público uma programação especial, com o melhor da sétima arte, e sempre com entrada franca. Um dos pontos altos da programação é a Mostra Jodorowsky, que acontece a partir do dia 05 (e também nos dias 19 e 26/11), às 19h, no Sesc Centro, com a exibição de quatro filmes – La Cravate (1957), Fando e Lis (1968), El Topo (1970) e A Montanha Mágica (1973). A atmosfera surrealista e multimidiática do cineasta, dramaturgo, escritor e humorista chileno Alejandro Jodorowsky costuma desafiar os limites da compreensão e da ironia, mesclando a transcendência do cinema à realidade.

Outro grande destaque da programação de cinema do Sesc em novembro é a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo, que celebra o Ano da França no Brasil. Realizada numa parceria entre o Sesc e Embaixada francesa, a mostra traz oito filmes produzidos entre 2000 e 2007, que serão exibidos de 6 a 14 de novembro, sempre às 19h, também no Sesc Centro.

O objetivo da mostra francesa é levar ao público questões da contemporaneidade francesa, como mais um caminho para a compreensão das nacionalidades. A curadoria dos filmes foi feita pela tradicional revista Les Cahiers Du Cinéma, promotora histórica da reflexão sobre a arte do cinema.

Segundo Jean-Michel Frodon, diretor de redação da publicação até junho deste ano, os longas selecionados para a exibição na mostra refletem a França contemporânea, e não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague. Porém, a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal presentes no movimento francês da década de 1960 podem ser encontradas ao longo da programação.

Já O Cine Sesc 12h30, que acontece sempre às segundas-feiras, no Sesc Poço, traz este mês a exibição de curtas-metragens da lendária Casa de Cinema de Porto Alegre, que tem como um dos principais representantes o cineasta Jorge Furtado.

Os filmes que fazem parte da programação do Cine Sesc 12h30 são os seguintes: Houve Uma Vez Dois Verões (2002), O Sanduíche (2000), Ilha das Flores (1989) e O Dia Em Que Dorival Encarou o Guarda (1986), todos de Jorge Furtado. Haverá ainda os curtas Dona Cristina Perdeu a Memória (2004) e 3 Minutos (1999), de Ana Luiza Azevedo, e Trampolim (1998), de Fiapo Barth. Para encerrar, serão exibidos diversos curtas do cineasta Carlos Gerbase. Confira a programação completa na sessão de cinema do Alagoas24horas.

Fonte: Janayna Ávila/Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos