Licença prévia para aterro é aprovada

Com 15 votos a favor e somente uma abstenção, o Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou a licença prévia para instalação do aterro sanitário na área conhecida como AS-10, em reunião realizada nesta sexta-feira (11) pela manhã, na Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

A aprovação quase unânime foi resultado de um diálogo democrático entre os conselheiros sobre o novo projeto, apresentado em audiência pública, no mês passado.

Para o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, a votação define a continuidade do processo de construção do aterro em Maceió. "O consenso representa o entendimento da sociedade de que a área AS-10 preenche todos os requisitos ambientais para a instalação do aterro", diz o secretário.

A área aprovada fica em um local que dá acesso aos bairros do Benedito Bentes, Jacarecica, José Tenório e Riacho Doce. O novo espaço tem a vantagem de ser mais distante de áreas populacionais e, mesmo assim, apresentar um custo igual às áreas anteriores. Além disso, respeita a distância para a orla marítima que tem ser superior a dois quilômetros (a AS-10 está distante mais de três quilômetros da praia).

As próximas etapas do processo de instalação do aterro sanitário são a aprovação da licença de implantação e da licença de operação, que devem ser discutidas depois que a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) apresentar o projeto definitivo do aterro.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos