HU investe em multiplicar doadores de sangue

O Serviço Social e o Núcleo Hemoterapia do Hospital Universitário da Ufal desenvolvem até o final desse ano o Projeto de Extensão “Formação de Multiplicadores para Captação de Doadores de Sangue”. O projeto tem como base a realização de minicursos e oficinas que envolvem teorias e práticas a fim de formar agentes multiplicadores das atividades de doadores de sangue, onde busca o envolvimento da comunidade universitária com a prática voluntária da doação de sangue, de modo que tal ação torne-se constante e fiel como ato de cidadania.

O Serviço de Hemoterapia do HU realiza em média 200 coletas de sangue por mês, atendendo a cento e setenta e quatro leitos do Sistema Único de Saúde/SUS. O serviço está integrado a Hemorrede do Estado de Alagoas atuando como hemonúcleo, onde realiza todo o ciclo do sangue, desde a captação, coleta, fracionamento e armazenamento de hemocomponentes, testes sorológicos e imunohematológicos e transfusão sanguínea. O setor desenvolve ainda atividades de ensino e pesquisa com alunos de graduação da Ufal e outras instituições de ensino do Estado, possibilitando a realização de estágios nas áreas de Medicina, Biomedicina, Serviço Social, Enfermagem, Administração e outras.

Segundo a coordenadora Eunice Maria Alves, o trabalho de captação de doadores de sangue se constitui em uma atividade dinâmica que requer constantes atualizações e muita criatividade, sendo necessário o envolvimento de vários atores, como gestores, profissionais da saúde e educação e a sociedade civil como um todo. "A formação dos alunos de graduação como agentes multiplicadores será de grande relevância para o alcance dos objetivos e metas colocadas pelo Ministério da Saúde, no campo da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados", diz ela.

Os interessados no projetopodem entrar em contato com a coordenadora por meio do telefone 3354-9492 ou pelo e-mail: eunicealves@click21.com.br.

Fonte: Assessoria/Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos