Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos, está disponibilizando material educativo em apoio à campanha do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril), promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC / AL).

A campanha ecumênica está sendo realizada com panfletagem e verificação de pressão arterial em postos de saúde, centros espíritas, igrejas evangélicas e católicas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), a estimativa para 2008 é de cerca de 240 mil portadores de hipertensão arterial em Alagoas, número equivalente a 22% da população maior de 30 anos. “Esse número é crescente e segue uma tendência tanto nacional, como mundial. Isso se deve ao aumento da expectativa de vida no País”, explica Ana Maria Porto, gerente de Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos.

Considerada a mais freqüente das doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial é tida como principal fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo de miocárdio e doença renal crônica. Agravos como diabetes, obesidade e aumento do colesterol sanguíneo costumam se apresentar associados à hipertensão, aumentando ainda mais o risco de doença cardiovascular.

Entre os dez mandamentos da prevenção da pressão alta estão a prática de atividades físicas, redução do consumo de álcool, abandono do cigarro e consumo de alimentos saudáveis.

Encontro Estadual

Para garantir a assistência integral ao portador de hipertensão arterial e diabetes mellitus em todo o Estado, a Sesau promoveu, no início deste mês, o Encontro Estadual de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O evento contou com a participação de secretários de saúde e coordenadores de atenção básica de 65 municípios alagoanos.

“Nosso objetivo foi proporcionar aos municípios informações e conhecimentos técnicos necessários ao desenvolvimento regular das atividades da atenção básica”, informou Ana Maria Porto. Os municípios receberam kits de material educativo contendo faixas, camiseta, bonés e folders para apoiar as campanhas municipais.

Além da supervisão técnica, a Sesau também vem desenvolvendo oficinas de capacitações do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia) nos municípios. O acompanhamento dos portadores no âmbito da atenção básica pode evitar o surgimento e a progressão das complicações, reduzindo o número de internações hospitalares e a mortalidade devido a esses agravos.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos