Consumo de drogas aumenta em União

Fotos: Ivan NunesPrefeito José Pedrosa entrega pedido do IML a Rubim

Prefeito José Pedrosa entrega pedido do IML a Rubim

O promotor de Justiça de União dos Palmares, Tácito Yuri, denunciou na Conferência Regional sobre Segurança Pública ocorrido na manhã de ontem no auditório da prefeitura municipal, a ausência de uma Defensoria Pública no município há quase três anos. “É necessário também ofertar a população uma delegacia de polícia de qualidade, onde o aparato policial use sua inteligência para resolver os casos que existem na região, pois se tem facilidade de prender o pobre, onde os ricos ficam por ai”. afirmou o promotor de Justiça.

Uma outra preocupação levantada por Tácito Yuri durante a conferência que contou com a presença do secretário estadual de Defesa Social, Paulo Rubim, está relacionada ao alto índice de jovens envolvidos com drogas em União. Segundo ele, “a droga em nossa cidade está dando no meio da canela”. Tácito Yuri solicitou diante do secretário de Defesa Social Paulo Rubim, a implantação de uma delegacia especializada em defesa da mulher, do idoso e da infância e do adolescente.

A conferência não contou com a presença dos 15 prefeitos convidados para o evento. Apenas o prefeito anfitrião, José Pedrosa (PTB) e Paulo Roberto de Araújo, o Neno (PTB), de São José da Laje estiveram presentes. A solenidade contou com a participação efetiva de presidentes de associações de moradores locais, dos vereadores Sebastião de Jesus, Bruno Praxedes, Gilson Lopes e Genisete de Lucena, além do representante do Conselho Estadual de Segurança Pública, Tutmés Airan, dos Direitos Humanos, advogado Everaldo Patriota, do delegado da Polícia Civil, Rodrigo Rubiale, do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar sediado em União dos Palmares, coronel Claudevan Gomes de Albuquerque, do juiz José Lopes Neto, do vice-prefeito Areski Freitas, do delegado regional, Cícero Lima e coronel Jadir Ferreira, do Corpo de Bombeiros Militar.

No seu discurso, o secretario de Defesa Social, Paulo Rubim, defendeu os investimentos realizados pelo governador Teotonio Vilela na segurança pública em Alagoas, afirmando que o setor está vivendo novos tempos. Rubim se irritou ao ser informado através de sua assessoria que um juiz da ativa teria feito críticas a polícia de Alagoas, pelo fato de um parente ter sido alvo de um assalto no município de Paripueira, zona norte de Alagoas. “Em Paripueira tem polícia, tem delegado e tem delegacia. Se existe deficiência, isso é outra situação, mas dizer que em Alagoas não existe polícia, nada disso, não concordo com essa opinião, esse juiz está equivocado”, comentou Rubim, para um auditório lotado em União dos Palmares.

IML em União

Entre as reivindicações formuladas pelo plenário, foram apresentadas as autoridades envolvidas na organização do evento a implantação de um IML no município que possa atender a zona da mata alagoana, a instalação de uma delegacia especializada em defesa da mulher, do idoso e da infância, bem como um titular para preencher a vacância na Defensoria e Ouvidoria Pública do Estado em União dos Palmares, além de uma unidade de saúde para tratamento químico; uma moção endereçada a Assembléia Legislativa do Estado, solicitando a redução do seu duodécimo e a criação de um fundo estadual para a segurança pública.

De acordo com o prefeito José Pedrosa, anfitrião do encontro, “é necessário promover um acompanhamento mais detalhado de todas as reinvidicações feitas aqui, e coloco a prefeitura municipal à disposição da manutenção das parcerias com o BPM, com a delegacia regional no intuito de revertermos essa situação do avanço do crime organizado, haja vista que eu mesmo fui uma das vítimas da bandidagem, onde toda a população de União dos Palmares tomou conhecimento do que ocorreu comigo no ano passado, quando fui alvo de um seqüestro relâmpago”, disse Pedrosa para um olhar atento do Secretário de Defesa Social, Paulo Rubim.

Já passava das 15 horas quando foram indicados através de escolha democrática, 20 nomes que deverão participar da conferência estadual sobre Segurança Pública que vai ocorrer em Maceió de 3 a 6 de junho.

Fonte: Blog A Palavra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos