Banda sinfônica de fuzileiros navais

A população de Alagoas terá uma oportunidade única de assistir à apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. A apresentação, que será única, acontece nesta quinta-feira, 29 de maio, no Ginásio do Sesi, a partir das 20h.

O ingresso para a apresentação será um quilo de alimento não-perecível (exceto sal) que deve ser trocado nos postos por um convite. Os postos de troca são o Viva Alagoas, no Shopping Iguatemi, e as lojas das Óticas Diniz na Rua do Comércio e no Centro.

Todos os alimentos arrecadados serão doados para os desabrigados das chuvas em todo o Estado. De acordo com estimativa da Defesa Civil, mais de 2.200 pessoas foram afetadas diretamente pelas fortes chuvas que caem em Alagoas.

História

A gênese da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se dá com a chegada, em março de 1808, da Família Real ao Rio de Janeiro, acompanhada das Cortes Lusas e os componentes da Brigada Real da Marinha. As tropas tão logo desembarcaram puseram-se a marchar pelas ruas, tendo à frente sua “música marcial”.

Grandes vultos do cenário musical do Brasil e exterior foram integrantes das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais, tais como o professor e maestro Oswaldo Passos Cabral, o maestro Eleazar de Carvalho, o maestro Florentino Dias e o maestro Francisco Braga, autor da música do Hino à Bandeira e patrono das Bandas de música da Marinha.

A Banda Sinfônica do CFN se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais pela diversidade de sua formação instrumental e abrangência de repertório, transitando do erudito ao popular. Além dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, utiliza toda a família das madeiras, metais, vasto naipe de percussão e cordas (piano, contrabaixos e violoncelos), incluindo a participação especial do Coro do CFN, das gaitas escocesas e cantores solistas.

Esta formação pode ser alterada de acordo com a natureza das obras. Tal flexibilidade torna-a apta à execução de transcrições do repertório concebido para a orquestra sinfônica e particularmente adequada às experimentações da música contemporânea, incluindo o repertório popular.

Atualmente, a Banda Sinfônica do CFN encontra-se sediada na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, apresentando-se em todo o território nacional e no exterior, sempre divulgando o Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha do Brasil.

Fonte: Com Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos