Hemoal está com estoque em nível crítico

AssessoriaHemoal convoca doadores para estabilizar estoques

Hemoal convoca doadores para estabilizar estoques

Depois do último final de semana, quando apenas Unidade de Emergência Dr. Armando Lages consumiu mais de 70% do sangue armazenado no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e com o agravante da grande demanda de transfusões realizadas no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que cuida de pacientes com dengue, o estoque do órgão encontra-se crítico. Por essa razão a direção da instituição apela aos alagoanos para que possam se candidatar à doação voluntária, visando estabilizar o estoque de sangue, principalmente para os de tipo negativo.

Para se tornar candidato à doação, além portar um documento de identificação com foto, é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, não ter contraído hepatite após os 10 anos, doença de Chagas e aids, além de pesar, no mínimo, 50 kg. É proibida a doação para as lactantes e gestantes, mas, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, aconselha-se que seja respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

“Conseguíamos manter um estoque suficiente para atender a toda a Hemorrede, mas com o aumento dos casos de dengue, a necessidade de captar novos doadores cresceu, daí porque estarmos apelando por mais doadores, pois nunca é de mais lembrar que o sangue não se compra em farmácias”, frisa a diretora do Hemoal, Izaura Alves Pinto.

Fonte: Josenildo Törres/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos