Em União, primo de Zumbi comemora 107 anos

Muito forró para festejar os 107 anos de seu Augusto
Muito forró para festejar os 107 anos de seu Augusto

Distantes da realidade do dia-a-dia, 20 idosos festejaram agora na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, no abrigo Santo Antonio, o aniversário de Augusto Índio dos Santos, 107 anos. Isso mesmo, 107 anos. Para felicitar o aniversariante do dia, a direção do abrigo Santo Antonio, contratou um banda de forró “esquenta muié” para festejar essa data quase inantíngivel para muitos. A humorista Dercy Gonçalves, faleceu com 102 anos, por outro lado, seu Augusto Índio, dá demonstrações de vitalidade, mesmo vivendo num abrigo onde a maioria dos idosos vivem outra realidade, onde a distância e a ausência de parentes têm sido grande obstáculos para eles.

“Nós funcionários do abrigo nos sentimos felizes com a convivência pacífica entre os idosos do Santo Antonio. Eles são dóceis com os voluntários e os poucos funcionários do abrigo, mas o clima é de contentamento”, é o que garante Lúcia Lima, recém eleita presidente do Conselho Municipal do idoso de União dos Palmares e responsável direta pela administração do abrigo Santo Antonio, mantido sob a tutela do Hospital São Vicente de Paulo. Ela disse ainda, que o aniversariante do dia, é primo em terceiro grau do grande líder negro Zumbi dos Palmares, segundo registros guardados na secretaria da instituição a sete chaves.

Pelo comando do abrigo já passaram muitos “figurões” bem como abnegados conta um funcionário do abrigo. A exemplo desses nomes, ela lembra do oncologista e poeta Paulino Vergetti que dirigiu o abrigo com mão de ferro e depois de ter concluído sua gestão, desapareceu faz muito tempo e nem sequer visita mais seus antigos clientes. O Abrigo Santo Antonio já foi alvo de olhos “gordos” haja vista que muitos deles são aposentados e contribuem para a manutenção do local, para serem assistidos por médicos e psicólogos oriundos do HSVP. O último gestor do hospital São Vicente Paulo, professor Raul César Costa e Silva, Vicentino desde tenra idade, derrubou muitos dogmas implantados no abrigo. Constituiu inimigos, mas soube superar os momentos difíceis vividos por ele no comando da Casa dos Pobres Santo Antonio. Hoje Raul mora em Salvador-BA.

“Dei uma nova dimensão aquilo ali, disse ele pelo telefone, não suportava ver o abrigo entregue a terceiro plano e além do mais alguns usufruindo da instituição como se fosse seu, onde ficou o coração dessa gente? indaga Raul Costa e Silva. No forró comemorativo aos 107 anos de vida de um dos seus moradores, uma surpresa para os que eram atraídos pelos batidos da zabumba, o toque do triângulo e o som da sanfona. A presença do Sargento Miguel Bezerra, cantando forrós para o deleite de muitos idosos que gastavam a sola do sapato num intenso vai-e-vem, foi um dos exemplos.

O seu Augusto Indio dos Santos, inquieto, mexia de um lado, para o outro ao som de uma música que fez grande sucesso nos anos 70 na voz de Cobrinha do “Trio Nordestino: “o forró daqui, tá melhor do que o seu… o sanfoneiro é muito melhor… as moreninhas à noite inteira… é proibido cochilar, cochilar, cochilar… embalava o sargento Miguel que trocou o plantão no 2º Batalhão da Polícia Militar para levar alegria e atenção a quem, testemunhamos, receber pouca atenção de parentes ausentes e faz tempo.

Fonte: Ivan Nunes (blog A Palavra)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos