IMA emite parecer favorável à Reurbanização

Em decorrência da recomendação feita pelo Ministério Público Federal, que requereu a paralisação imediata das obras de reurbanização da orla de Maceió por conta de possíveis danos ambientais, a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) encaminhou à Diretoria de Gerenciamento Costeiro (Gerco), setor integrado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), uma solicitação de avaliação técnica quanto aos prováveis danos ambientais apontados pela representante do MPF na localidade costeira onde as obras estão sendo realizadas.

O relatório emitido pela coordenação do Gerco foi fundamentado em uma vistoria técnica realizada no local por técnicos e representantes do IMA e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Também foi avaliado o projeto apresentado pela Sempla que, baseado em vistorias anteriores feitas pelo IMA, continha as alterações necessárias referentes à implantação da pista de cooper no trecho compreendido entre a Barraca Maceió e o Hotel Jatiúca.

De acordo com as avaliações feitas, não existe no local nenhuma espécie de vegetação típica de praia ou formações geomorfológicas vulneráveis a este tipo de ocupação. Por outro lado, o parecer técnico chama a atenção para o processo de erosão marinha no trecho situado entre a Barraca Maceió e a Banca Meliá, que já está comprometendo os coqueirais e as ocupações ali já existentes.

O IMA se manifestou favorável às modificações apresentadas pela Sempla, visto que estas atendiam as exigências contidas no relatório técnico de n° 008/2008. A alteração deverá proporcionar um recuo da obra em direção ao continente no trecho citado, objetivando aumentar a área de praia e diminuir os efeitos desta intervenção sobre a hidrodinâmica marinha. O órgão ainda salientou que a relocação não será suficiente para conter a erosão, apenas retardará, por um breve espaço de tempo, os seus efeitos.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos