Caravana da Anistia do MJ vem a Alagoas

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, realizam na próxima sexta-feira (19), no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares, a Caravana da Anistia do Ministério da Justiça em Alagoas.

A abertura dos debates será feita às 8h30, pela secretária Wedna Miranda, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Everaldo Patriota; o vice-presidente da Comissão da Anistia, Narciso Fernandes e a professora e doutora da Ufal, Mara Rejane.

"Tortura: Crime contra a Humanidade" e "Os Efeitos do Crime de Tortura no Campo da Subjetividade Humana" serão proferidas após a abertura do evento, pelas professoras da Ufal, Elaine Pimentel e Ruth Vasconcelos, respectivamente. O advogado Everaldo Patriota falará sobre "A responsabilidade dos Torturados do Período do Regime de Exceção" (O Manifesto dos Juristas) e o ex-militante do PSB, Geraldo Majela, fará um breve histórico sobre os perseguidos políticos de Alagoas.

Ainda pela manhã, o conselheiro da Anistia e consultor do Pronasci, Narciso Fernandes, vai falar sobre o tema "A Anistia Política no Brasil e a Comissão da Anistia do Ministério da Justiça", seguida da fala de Aldo Arantes, ex-preso político em Alagoas que será homenageado pelo Estado durante o evento.

O governador Teotonio Vilela estará presente a partir das 15 horas, quando haverá o ato político da caravana, além da reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dórea e do vice-presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Aparecida Belato. O ex-presidente da UNE, Aldo Arantes, será homenageado e receberá da secretária Wedna Miranda uma placa simbolizando o pedido de desculpas do estado de Alagoas.

Um vídeo sobre a Anistia Política será exibido, seguido do ato de doação de retalhos para formação da Bandeira das Liberdades Democráticas. Na ocasião será feito lançamento dos postais da Anistia e doação de documentos da época da anistia, feita pela Ufal e Comissão da Anistia.

Às 16h30 será realizada Sessão Especial de Julgamento da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça de apreciação de requerimentos de Anistia de Alagoanos.

Estarão em Maceió participando do evento os conselheiros da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça Aline Sueli de Salles Santos, José Carlos M. Silva Filho, Marina Silva Streinbruch e Sueli Aparecida Bellato. Participam ainda os assessores técnicos da Presidência da Comissão de Anistia Leonardo Suarez, Kelen Meregali, Flávia Carlet e Marleide Ferreira Rocha; os assessores técnico do Setor de Julgamento da Comissão de Anistia Ademilson Augustinho e Hudson Lopes Cerqueira; o assessor técnico do Setor de Análise da Comissão de Anistia Lélio Pinheiro e o assessor técnico do Setor de Atendimento da Comissão de Anistia, André Lopes Bezerra.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos