Portuguesa vence o Grêmio, todos agradecem

São Paulo – Deu tudo errado para o Grêmio. Mesmo contando com uma grande torcida no Estádio do Canindé, a equipe gáúcha voltou a perder após duas rodadas, desta vez para a Portuguesa, por 2 a 0, na noite deste domingo. Com a combinação de resultados, a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro cai para apenas um ponto no encerramento da 30ª rodada da competição.

O Grêmio fecha a jornada com 56 pontos. Cruzeiro e Palmeiras, respectivamente em segundo e terceiro, vem logo atrás com 55. O São Paulo fecha a zona de classificação para a Copa Libertadores, em quarto, com 53.

Melhor para a Portuguesa, que volta a vencer após três jogos e deixa a zona de rebaixamento pela primeira vez desde a 20ª rodada. Beneficiada com o empate do Fluminense com o Vitória por 2 a 2, em Salvador, a equipe do Canindé sobe à 16ª colocação, com 31 pontos, mesmo número dos cariocas, mas com vantagem no critério de desempate pelo número de vitórias (8 a 7).

O Grêmio poderia abrir até quatro pontos de vantagem na liderança do Brasileiro. E as duas equipes iniciaram o jogo de forma truncada, apertando a marcação no meio-de-campo. A primeira chance de mais perigo demorou 15 minutos para acontecer, com o meia Preto arriscando um chute da entrada da área defendido por Victor.

A resposta do Grêmio veio apenas aos 33min, após muita marcação e erros de passe. Em cobrança de falta, o volante William Magrão arriscou direto e mandou por cima do travessão de Gottardi.

Nos instantes finais de jogo no primeiro tempo, as duas equipes tiveram boas chances de inaugurarem o marcador no Canindé. A Portuguesa ameaçou aos 42min, quando Edno invadiu a grande área e tentou colocar o chute, mas não pegou em cheio na bola e acabou facilitando a defesa do goleiro gremista.

O líder do Brasileiro também levou perigo nos acréscimos, aos 46min. Após cruzamento na área, o lateral-direito Felipe Mattioni subiu mais que a defesa da Portuguesa e cabeceou no canto direito, em lance que raspou na trave do rival.

No segundo tempo, o técnico Celso Roth foi forçado a queimar sua primeira alteração logo aos 7min: o volante Rafael Carioca sentiu uma lesão, deixou o gramado de maca e precisou ser substituído pelo uruguaio Orteman. A retranca armada pelo treinador gremista foi aberta. E os paulistas aproveitaram.

Desta forma, aos 10min, Preto fez uma linda jogada no meio e quase abriu o placar para a equipe anfitriã: após aplicar um belo corte seco na marcação, o meia chutou rasteiro de fora da área e Victor se espalmou e mandou a bola para escanteio.

Na cobrança do tiro de canto, Athirson levantou a bola no primeiro pau e Réver tentou afastar o perigo. Mas a bola acabou sobrando no alto da pequena área para o zagueiro Ediglê, que testou firme e sem marcação para o fundo das redes gaúchas.

Após o gol, a Portuguesa foi aos poucos se fechando para garantir o placar. E nem mesmo as alterações de Roth surtiram efeito. Enquanto Estevam Soares sacou os meias Fellype Gabriel e Preto para as entradas de Gavilán e Héverton, respectivamente, o treinador do Grêmio trocou Soares por Perea no ataque e tirou o zagueiro Pereira para a entrada do meia Souza.

: Mesmo assim, quem seguiu pressionando foi a Portuguesa, que quase ampliou aos 35min. Edno lançou Washington na área e deixou o camisa 9 cara-a-cara com Victor. Mas o centroavante luso pegou mal na bola na hora de concluir e mandou por cima do gol.

Mas aos 46min de jogo, em um contra-ataque, a Portuguesa definiu a vitória no Canindé. De cabeça, Héverton lançou Edno, que invadiu a área, driblou Victor e empurrou para o gol, sacramentando o triunfo.

Na próxima rodada, o Grêmio tentará manter sua vantagem na liderança do Brasileiro contra o Sport, nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Olímpico. No sábado, às 18h20 (de Brasília), a Portuguesa faz um confronto direto para se afastar de vez da zona de perigo com o Náutico, em Recife.

As informações são do Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos