Maceió realiza vacinação contra raiva

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza, no próximo dia 08, o "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Canina e Felina. A abertura da ação será feita pelo prefeito Cícero Almeida e pelo secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, às 8h, na Unidade de Saúde Roland Simon, no bairro do Vergel. A meta da SMS é vacinar 80% dos cães e 50% dos gatos.

"Será mais uma campanha de caráter preventivo realizada pelo município. Desta vez, com o objetivo de manter Maceió livre da circulação do vírus da raiva no meio urbano, evitando assim mais uma ameaça à saúde da população", afirmou o secretário.

Cerca de 630 vacinadores – além de 45 supervisores, coordenadores e de todo o pessoal de apoio da SMS – estarão mobilizados nos 185 postos de vacinação, que funcionarão das 8h às 17h. No dia D, o trabalho contará ainda com o reforço de 40 alunos do curso de Medicina Veterinária do Cesmac.

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, por meio de mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Para ser realizada a imunização é necessário que o proprietário do animal leve-o até um dos postos de vacinação mais próximo de sua residência. A vacina é gratuita.

Na zona rural, a vacinação de cães e gatos acontecerá de 10 a 14 de novembro.

Raiva

A raiva é uma zoonose, tipo de doença transmitida por animais. Atinge os mamíferos e também o homem, a doença tem uma letalidade de 100%. A transmissão da doença acontece quando o vírus da raiva, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo através uma solução de continuidade pela pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos