‘Esporte fino’

Apresentar uma proposta à Mesa Diretora do Senado para desobrigar servidores e parlamentares do uso do terno e gravata no Congresso Nacional.

A justificativa é economizar energia por meio da diminuição do uso dos aparelhos de ar condicionado e, com isso, ajudar a proteger o meio ambiente.

Camata diz que pedirá na próxima reunião da Mesa, que deve ocorrer em uma ou duas semanas, um estudo de qual é o gasto com energia no Senado. Em seguida, solicitará uma estimativa de quanto seria economizado com a adoção da medida.

A idéia é baseada em um projeto aplicado na Organização das Nações Unidas (ONU), em que os homens são autorizados a usar apenas a camisa de manga comprida acompanhada da calça social.

“Se lá, que é hemisfério norte e tem um inverno rigoroso, eles estão adotando o traje informal, porque em um país tropical como o Brasil isso não pode acontecer?”, indagou.

Segundo ele, há cerca de dez anos uma proposta similar foi apresentada na Câmara.

"Foi na época em que as mulheres puderam usar calça em vez de apenas saia”, lembra Camata. “Se o Congresso adotar essa medida, várias assembléias e câmaras de vereadores farão o mesmo”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos