Comissões Censitárias vão ter integrantes dos municípios

Alagoas24horasAndré Luís, chefe da Unidade Estadual do IBGE em Alagoas, explicou o modelo de trabalho aos prefeitos

André Luís, chefe da Unidade Estadual do IBGE em Alagoas, explicou o modelo de trabalho aos prefeitos

Os prefeitos de Alagoas vão ser parceiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no acompanhamento dos dados referentes ao censo 2007 que começa em abril. Através das comissões censitárias, cada município irá indicar dois representantes para funcionar como canal de comunicação entre o Instituto e os representantes da sociedade civil.

As comissões censitárias vão participar de todas as etapas para facilitar o trabalho dos recenseadores contratados .Cada comissão terá um endereço na internet,criado pelo IBGE,com informações de trabalho e foto de cada integrante.
Segundo o chefe da Unidade Estadual em Alagoas, André Luis Figueredo da Silva, este ano os recenseadores vão usar instrumentos de pesquisa semelhante a palmtops. O equipamento terá GPS para que, além dos dados,as localidades visitadas sejam mapeadas.

Toda a metodologia que será aplicada nos municípios foi apresentada na AMA pela equipe técnica do IBGE. O resultado do censo, que serve como base para o TCU elaborar as estimativas populacionais que servem para efeito de cálculo do FPM, será divulgado em setembro. Apenas o censo agropecuário, que será realizado de forma simultânea, terá o resultado antecipado para agosto.

No Censo Agropecuário será feito um levantamento sobre a estrutura da população agropecuária. Os dados desta pesquisa vão apontar as mudanças que ocorreram no setor desde o último censo, realizado em 1996, além de fornecer informações atualizadas sobre os aspectos sociais, econômicos e ambientais da atividade agropecuária.

O presidente da AMA, Jarbas Omena Filho, disse que os dados do censo são de inteira credibilidade e têm implicação direta com o repasse do FPM pelo Governo Federal, além de trazer dados econômicos e sociais da população. Ele ressaltou a necessidade da indicação de pessoal qualificado para integrar as CCMs para que os dados coletados realmente mostrem a realidade e nenhum município seja prejudicado.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos