Bronzeamento artificial: beleza e garantia de pele saudável

Resultado é imediato
Resultado é imediato

Você sabia que o maior órgão do corpo humano é a pele? Por esta razão, precisamos cuidar muito bem dela. Ficar bonita é trabalhoso, às vezes custa caro, mas vale a pena. A cada dia novos tratamentos de beleza surgem para realizar o sonho das mulheres que buscam alongar a juventude e obter efeitos rápidos. E não vale economizar para quem quiser desfilar com cabelos hidratados, curvas perfeitas, e claro, pele macia e dourada.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, na Europa dez por cento da população recorre aos serviços de bronzeamento artifical. Aqui no Brasil ainda não há estudos feitos sobre o número exato de adeptos desta prática, mas há pelo menos cerca de uma centena de espaços, de Norte a Sul do País, que prometem o bronze perfeito.

Aline Keyla Magalhães, estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, cansou de ficar horas a fio nas praias de Maceió e resolveu aderir ao brozeamento a jato. Deu certo.

“Minha médica explicou que pesquisas em todo o mundo alertam para os perigos do sol em excesso, com conseqüências irreversíveis à pele. Por isso, resolvi me cuidar um pouco mais, porque eu exagerava mesmo, ficava sob sol em pleno horário de meio-dia. Depois das recomendações, procurei uma esteticista e me submeti ao bronzeamento artificial. Adorei o resultado”, explica a estudante.

De acordo com a esteticista ortomolecular Marta Farias, o sol em excesso provoca manchas na pele, além de deixá-la seca e espessa, com rugas que fazem as pessoas parecerem, aparentemente, mais velhas. “São o que os especialistas denominam de foto-envelhecimento. Nesses casos, não é difícil a possibilidade de se contrair um câncer de pele. Os médicos indicam o uso de filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados.
Entretanto, é importante lembrar que o sol é imprescindível para o crescimento e o fortalecimento dos ossos, mas deve ser tomado com cautela, em horários apropriados e com o uso de protetor solar”, alerta a especialista.

Resultado perfeito

Mas, quem não deseja uma pele bronzeada? O desejo da pele dourada é tão grande que a maioria das pessoas associa o bronzeado com beleza, juventude, saúde e até com posição social. As pessoas se expõem ao sol em excesso para estar na moda e essa não muda: pele bonita é pele bronzeada. Dermatologistas recomendam o uso do bronzeamento a jato, como uma eficiente e saudável maneira de manter a pele bronzeada.

Todavia, a mulherada que busca o tom de pele perfeito tem que está atenta às recomendações para que o bronzeamento aconteça da forma adequada e tenha o resultado esperado.

Marta Farias lembra que existe uma lei que regulamenta o bronzeamento artificial e que está em vigor há quase um ano. “Os produtos têm que ser formulados com ativos de altos poderes de hidratação e nutrição que proporcionam proteção e tratamento à sua pele. Também precisam possuir textura leve e de fácil aplicação, fragrância suave e amplas proteções UVA e UVB. Os rádios UVA causam danos cumulativos, como o envelhecimento precoce e a diminuição do sistema de defesa natural da pele e os raios UVB provocam males imediatos, a exemplo de vermelhidão, ressecamento e diminuição da resistência da pele”, aconselha.

Recomendações

A esteticista explica que, para que o bronzeamento a jato possa resultar no efeito desejado, várias recomendações precisam ser seguidas.

“Esperar oito horas para tomar banho, não passar nenhum outro produto antes do primeiro banho, usar hidratantes para evitar o ressecamento da pele, não utilizar óleos ou qualquer outro produto que contenha ácido em sua composição para não manchar o bronzeado, evitar sauna, banhos de mar e de piscina a fim de impedir o surgimento de células mortas, não se sentar em assentos de couro ou plástico (o bronzeamento secará entre 2 e 3 horas) e não fazer exercícios físicos depois da aplicação do produto, para evitar o surgimento de manchas”, recomenda ela.

Segundo ela, seguindo-se essas recomendações, o bronzeamento ficará uniforme, sem manchas e mais duradouro.

Marta Farias ainda acrescenta que é preciso esfoliar a pele, antes da sessão do bronzeamento artificial a jato, para remover as células mortas, permitindo assim que o bronzeamento permaneça por mais tempo. “O resultado é uma aplicação rápida (30minutos), fixação perfeita e com tonalidade única. Não há males à saúde, já que os produtos são livres dos efeitos nocivos do sol, são hipoalergênicos, contêm sete óleos essenciais e vitamina E. Além disso, produzem excelentes resultados em vitiligo e estrias e não apresentam riscos de envelhecimento precoce”, assegura a esteticista ortomolecular.

Maiores tirar mais dúvidas sobre o bronzeamento artificial,a esteticista Marta Farias pode ser encontrada no telefone 3325-5151.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos