Cerca de 5% da população sofre algum tipo de pânico

O psiquiatra e diretor- geral pró-têmpore da unidade hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Mário Jorge Calheiros Feijó, profere palestra nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 19h30, sobre “Transtornos da Ansiedade, Pânico e Fobias”, no Hospital Portugal Ramalho. Segundo Feijó, estudos recentes demonstram que de 3% a 5% da população sofre de algum tipo de pânico, enquanto entre 10% e 12% apresentam algum tipo de fobia.

A exploração do tema, que faz parte das atividades regulares do Centro de Estudos Marily Granjeiro, surgiu da preocupação dos especialistas com os variados tipos de fobias que vêm acometendo a população brasileira. De acordo com o psiquiatra, há as agorafobias, quando as pessoas têm medo de passar mal em algum lugar sem obterem socorro imediato, as específicas, a exemplo do medo de elevador, baratas, avião, altura, bem como as sociais, caracterizadas pela dificuldade de relacionamento e prática de alguma atividade na presença de outro.

Dentre os tópicos que serão abordados na discussão estão também a prevalência em relação ao gênero, faixa etária e classe social. “A percentagem dessas patologias atingem mais mulheres do que homens”, afirma. Dirigida a profissionais da Saúde Mental, a palestra é aberta à população em geral.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos