Seca é tema de exposição fotográfica

AssessoriaJoão Abelardo confere sua exposição

João Abelardo confere sua exposição

Um olhar sobre as pessoas e suas vidas desenroladas sob a região seca alagoana. Esta é a proposta da Exposição Fotográfica Segue o Seco, de João Abelardo, com apoio cultural do Banco do Nordeste. A exposição teve abertura no último dia 03, no auditório da Superintendência Estadual do BNB, encerrando o Encontro Estadual da Política de Desenvolvimento Territorial, que reuniu os agentes de desenvolvimento de Alagoas, os gerentes gerais das agências e a Célula de Desenvolvimento Territorial do Estado, a Superintendente de Políticas de Desenvolvimento do BNB, Sâmia Frota e o Diretor do BNB, Pedro Lapa.

João Abelardo Ramos é chefe de Gabinete e gestor de Cidadania e Educação no Campo do INCRA, em Alagoas, e durante seu trabalho vem se deparando com a realidade do semi-árido que sofre com o fenômeno da seca. Essa é sua exposição de estréia profissional em que retrata as pessoas daquela região.

“A exposição Segue o Seco mais uma vez traz à tona a problemática da seca nordestina, mas de uma forma um pouco diferente, uma vez que o foco é o olhar das pessoas vítimas da seca. As feições das pessoas são retratadas como uma maneira de chamar a atenção de todos para o fato de que a seca continua seguindo cruel. O Banco do Nordeste, que atua no processo contrário à miséria dos nordestinos, promovendo o desenvolvimento e crescimento econômico através de seus financiamentos, está patrocinando a exposição também como uma forma de alerta da sociedade brasileira”, ressaltou o fotógrafo.

As fotografias continuam expostas na Agência Maceió Centro do BNB, no horário de atendimento bancário. Segundo a gerente da Célula de Desenvolvimento Territorial, Maria Clézia Pinto, “é uma ótima oportunidade de prestigiar um trabalho artístico, que demonstra a sensibilidade do fotógrafo com a situação deparada por ele em suas andanças pelo interior alagoano. As fotos falam por si mesmas e convidam a uma reflexão sobre a realidade nordestina”.

“Temos trabalhado em parceria com o João em algumas atividades realizadas pelos agentes de desenvolvimento, como nos mutirões de documentação das mulheres trabalhadoras rurais, em que várias instituições se reúnem para viabilizar a retirada de documentos como CPF, RG, Carteira de Trabalho e outros. Achamos interessante então, coroarmos o final do Encontro Estadual da Política de Desenvolvimento Territorial com a abertura da exposição”, destacou Clézia.

Fonte: BNB/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos