Parque Memorial Quilombo dos Palmares será inaugurado em novembro

Adailson Calheiros/Agência AlagoasGovernador Téo Vilela em reunião com representantes da Fundação Palmares

Governador Téo Vilela em reunião com representantes da Fundação Palmares

O governador Teotonio Vilela Filho se reuniu, nesta quarta-feira, com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e o gestor de projetos sociais da Petrobras, Fernando Francisca, para definir o início das obras de pavimentação do acesso ao Parque Memorial Quiolmbo dos Palmares, construído na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Na reunião ficou acordado que o Ministério da Cultura financiará a recuperação da estrada de acesso ao Parque, numa extensão de seis quilômetros, cujas obras deverão ser iniciadas nos próximos dias. A inauguração do patrimônio histórico-cultural está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e da ministra de Turismo, Marta Suplicy. As despesas da cerimônia serão custeadas pelo governo de Alagoas.

O governador afirmou que vai se reunir com o prefeito de União dos Palmares, José Pedrosa, no sentido de unir esforços para organizar o evento. “Sou entusiasta do potencial que a Serra da Barriga tem e convicção de que no futuro será a referência de turismo em Alagoas e no mundo”, destacou Teotonio Vilela.

O presidente da Fundação Cultural, vinculada ao Ministério da Cultura, Zulu Araújo, ressaltou que a obra total foi orçada em R$ 2 milhões. “O parque é o primeiro do país a homenagear o maior movimento de resistência contra a escravidão no Brasil e América Latina”, reforçou. Segundo ele, a Fundação é responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para promoção e difusão da preservação da cultura negra no país.

A construção do parque, de acordo com ele, contou com os investimentos dos ministérios da Cultura e do Turismo, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, que promove a capacitação e, conseqüente, geração de emprego e renda para gestão daquele patrimônio.

“Nossa meta é gerar emprego e renda para o Estado, sobretudo para os protagonistas do parque, ou seja, os afro-descendentes”, salientou Zulu Araújo, acrescentando que esta parcela representa 61% da população alagoana. “A nossa intenção é inserir no mercado os jovens afro-descendentes e trabalhar neles a conscientização. Alagoas é o primeiro estado do país que deu, em 21 de março de 1997, o primeiro herói oficial negro do país”, destacou.

De acordo com ele, um dos maiores objetivos do parque é levar o turismo étnico à Serra da Barriga, gerar capacitação e treinamento na área de hotelaria, culinária afro-brasileira, artesanato, dentre outras. “Esperamos que o governo de Alagoas inclua este patrimônio em seu corredor turístico e na política cultural, de turismo e educacional. Os alunos da rede pública e privada precisam aprender sobre a história de Zumbi dos Palmares”, reforçou Araújo.

Dentre os espaços contemplativos do parque estão o Acotirene: uma saudação aos orixás; Quilombo dos Palmares: a saga de Palmares; Ganga-Zumba: Palmares é uma nação; Caá-Puêra: dançando, comendo e bebendo; Aqualtune: reflexão, meditação e oferenda. Os turistas contarão ainda com estrutura de apoio como restaurante, casa de farinha, ocas, casa do campo santo, terreiro das ervas, lagoa encantada dos negros, dentre outros espaços que promovam a disseminação da cultura negra e o conforto para nativos e visitantes.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos