Poliana ganha prata na maratona, a primeira medalha do Brasil

UolPoliana garante a prata para o Brasil

Poliana garante a prata para o Brasil

Abrindo o quadro de medalhas do Brasil, Poliana Okimoto conquistou a prata na prova de maratona aquática nos Jogos Pan-Americanos do Rio, disputada na praia de Copacabana. A norte-americana Chloe Sutton, de apenas 15 anos, principal rival da brasileira, permaneceu na liderança da prova por mais de 9 km e levou o ouro.

Oitava colocada no Mundial de Melbourne, neste ano, Poliana desperdiçou a primeira chance de ouro do país, pois era considerada a favorita. Mas, mesmo tentando uma arrancada nos últimos 200 m, não conseguiu superar a nadadora norte-americana, que havia sido apenas a 28ª na Austrália.

"A medalha de ouro foi decidida nos últimos 200 m. Depois de 10 km uma braçada é brincadeira!", comemorou a atleta logo após a prova. " O mar estava mexido, e isso pode ter ajudado algumas nadadoras".

A largada, prevista para as 9h da manhã deste sábado, aconteceu com 8 minutos de atraso. Logo nos primeiros 300 metros, seguindo em linha reta, paralelamente à praia de Copacabana, o primeiro pelotão começou a se formar.

Aos 21 minutos de prova, as duas brasileiras estavam entre as cinco primeiras. Com mar agitado, assim como nos oito treinos que as meninas fizeram no local, o técnico da atleta brasileira Ana Marcela, Marcio Latuf, informou que o mar favorecia mais às brasileiras do que a qualquer outra competidora.

Com 30 minutos, contornando a bóia número dois do percurso, Poliana nadava lado a lado com a norte-americana, considerada a principal rival a ser batida na prova. Com 2,5 km percorridos Poliana Okimoto partiu para a liderança da prova, mas após 3,5 km percorridos, a norte-americana Chloe Sutton passou Poliana. Ana Marcela manteve-se no primeiro pelotão.
Na segunda volta, Poliana, nadava ao lado de outra norte-americana, Kalyn Keller, enquanto Sutton mantinha a liderança. Ana Marcela ainda brigava por uma posição no pódio, mas um pouco mais distante de sua companheira.

Esse panorama foi mantido até a reta final da prova de dez quilômetros até que Poliana tentou seu ataque final, nos últimos 200 m, de maneira emocionante. A brasileira chegou a passar a adversária, mas não se sustentou na frente e terminou em segundo lugar, conquistando a primeira medalha do Brasil no Pan do Rio. O bronze ficou com a canadense Tanya Hunks.

"Estou honrada e muito feliz. Posso garantir que não deixei de gastar nenhuma gota de suor para tentar o ouro", comentou a atleta, que se disse muito emocionada por entrar na história dos Jogos Pan-Americanos.

Fonte: Fernanda Brambilla/ Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos