Grupos de folguedos de Bebedouro criam Centro de Cultura Popular

O Ponto de Cultura Chã de Folguedos de Bebedouro, criado e mantido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), realiza nesta sábado (21/07) a partir das 13h, assembléia para criação do Centro de Cultura e Expressão Popular de Bebedouro e Adjacências.

O Centro surge como resultado da I Oficina de Associativismo e Cooperativismo aplicada no Chã de Folguedos entre os integrantes do grupos ligados ao Ponto, que durante a capacitação sentiram a necessidade de se organizar coletivamente, a fim de fortalecer e dar visibilidade as suas ações.

O treinamento teve como responsável, o professor e especialista em Educação Popular, Valdenício Santos. Capacitador da Organização das Cooperativas Brasileiras, e coordenador do Programa de Ocupação Produtiva do Centro de Educação Popular e Cidadão, localizado na Grota da Alegria, no Benedito Bentes. No Local, o professor desenvolve um trabalho que estimula a comunidade a se organizar visando à geração de emprego e renda, a partir da produção do artesanato.

Segundo o presidente da FMAC, Marcial Lima, o centro, recentemente fundado, também irá gerir as iniciativas do Ponto de Cultura de Bebedouro. “É um trabalho em conjunto, onde procuramos disponibilizar propostas dentro da realidade local, fazendo com que a comunidade sinta-se comprometida com o processo”, comenta.

Totalmente regulamentada através de estatuto, a centro se propõe a incentivar a geração de emprego e renda, desenvolver estudos e pesquisas sobre as expressões da cultura popular junto às instituições de ensino, buscar intercâmbio com outras organizações da sociedade civil, dentre outras metas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos