São Miguel dos Campos é outra história

A cidade de São Miguel dos Campos ganhará um brilhante trabalho sobre a sua História, fruto de anos de pesquisa, será lançado no sábado, dia 22, a partir das 18h, na Câmara de Vereadores da cidade, o livro do professor Adail Antônio dos Santos: São Miguel dos Campos é Outra História.

Frente a uma falta de informação sobre a formação da cidade e do povo de São Miguel, o professor resgatou vários documentos como documentos de cartório, documentos da igreja; batismo, casamento, materiais arqueológicos, fontes bibliográficas e outros, para assim contribuir significativamente a historia da cidade e do estado.

A obra, São Miguel dos Campos é Outra História, nasce não por acaso, mas sim para desmistificar uma serie de ilusões que se tinha sobre São Miguel: como a historia de Ana Lins até então tratada como heroína, mas que na verdade “não passava de uma senhora de escravos defendendo seus próprios interesses”. O livro faz uma análise cronológica e transcorre desde a “Pré-História no vale do São Miguel até os dias de Hoje, neste espaço o autor aborda varias temáticas como os latifúndios, a formação das famílias nobres, o escravismo, a invasão Holandesa, as atividades sociais, as formações políticas, na qual o autor diz que “na cidade, as iniciativas partem do político para o político e nunca para o social”, com isso o livro torna-se não só um relato histórico, mas sim um instrumento crítico e reflexivo da e para a sociedade miguelense.

No trabalho, o professor Adail ainda ressalva as associações de bairro os movimentos estudantis, a presença dos movimentos sindicais a exemplo do SIMESC, sindicato dos servidores municipais, destaca também a importância dos professores “a educação que é oferecida aos miguelenses está pautada na coragem e dedicação dos educadores… a pesar dos baixos salários e condições precárias de ensino”. Além da brilhante contribuição histórico-cultural, nasce no trabalho do professor Adail, mas um mecanismo de conhecimento e alerta sobre as condições sóciopolíticos e econômicas da cidade de São Miguel dos Campos. “Nas ultimas décadas a cidade vem crescendo em ocupação urbana e os administradores locais, parecem não perceber a implicação social que isso acarreta que é a falta de moradia, emprego, renda e a violência urbana.”

Eis ai, (São Miguel dos Campos é Outra História) uma contribuição bela e gloriosa de um homem que enquanto cidadão e professor corrobora, com suas críticas e agora com esse trabalho, para uma postura mais rígida e questionadora da nossa sociedade, visando assim, uma maior responsabilidade e transparência dos administradores locais. Na esperança de que São Miguel seja realmente uma outra História.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos