Força-tarefa de combate à dengue estará no Litoral Norte neste final de semana

A força-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue prepara novas ações nesta semana, em cinco bairros do Litoral Norte de Maceió: Pajuçara, Ponta da Terra, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras. Vão participar das visitas às residências desses bairros equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle do Dengue, Paulo de Carvalho Silva, esta será a terceira etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, em parceria com o Ministério Público Estadual, e reforçada com equipes do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Alagoas.

“O objetivo da força-tarefa é sistematizar o combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros mais afetados pela doença, atingindo inclusive os imóveis fechados”, afirmou Paulo Carvalho. Por isso, as equipes voltarão aos bairros da Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara, que foram visitados na segunda etapa da campanha.

De acordo com as promotoras de Justiça Cecília Carnaúba, Micheline Tenório e Dalva Tenório, durante esta campanha emergencial, 50 integrantes do Exército, 30 policiais militares e 30 militares do Corpo de Bombeiros estão reforçando o trabalho dos agentes de saúde, que trabalham diariamente no combate ao mosquito da dengue.

O trabalho da força-tarefa já vem dando resultados. Segundo o relatório parcial das ações conjuntas, nas duas primeiras etapas da força-tarefa, realizadas nos dias 28 e 29 de setembro e nos dias 5 e 6 de outubro, foram visitados 5.606 imóveis, superando a meta inicial que era de 3.750 imóveis.

“Só poderemos avaliar o resultado final dessas ações após a última etapa da campanha, quando poderemos verificar a redução de índice de casas fechadas, porém já poderemos antecipar que as metas iniciais já foram superadas em 49,5%. Portanto, toda a operação tem sido bem sucedida”, avaliou Paulo Carvalho.

Segundo ele, a população pode ajudar a campanha, informando onde estão os focos do mosquito. Basta ligar para 3315-5457, telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que integra a força-tarefa junto com MP Estadual, Secretaria Municipal de Saúde, Exército, PM, Corpo de Bombeiros, Somurb, Slum e SMCCU.

Fonte: MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos