Dia da Consciência Negra será transformado em ato nacional contra o racismo

As comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – serão transformadas também em Alagoas num grande ato nacional contra o racismo. Na programação que está sendo preparada para comemorar a data, serão realizados seminários e shows. Para prestigiar a festa deverão ser convidadas personalidades, como o ativista Nelson Mandela e o secretário geral da ONU, Koffi Anan.

O projeto das comemorações oficiais, que terá como palavra de ordem “Racismo Nunca Mais”, foi apresentado hoje, ao governador Ronaldo Lessa, pelo deputado estadual Carlos Alberto Caó, do Rio Janeiro, militante do movimento negro. Segundo ele, Alagoas também foi escolhido para sediar o evento por ser a terra de Zumbi dos Palmares.

“Queremos transformar o Dia da Consciência Negra numa grande festa, marcando dessa forma a nossa posição contra qualquer tipo de discriminação”, disse o governador.

Ao garantir o seu apoio à iniciativa, Lessa pediu que o projeto fosse discutido com a equipe de governo, visando “casar” as atividades previstas na programação. Sugeriu ainda que os organizadores fossem atrás de patrocínio em empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobras.

Segundo o secretário especializado de Proteção e Defesa das Minorias, Zezito Araújo, o governo já vem desenvolvendo algumas atividades previstas no projeto apresentado pelo deputado carioca, a exemplo de shows musicais com artistas negros. “A idéia é fazer com que o Estado se torne um símbolo contra o racismo”, afirmou.

Zezito informou ainda que este ano as comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra serão realizadas mais uma vez em Maceió. Por outro lado, adiantou que Alagoas poderá sediar o 1º Festival Internacional de Música Afro-Brasileira, evento que está sendo organizado pelo músico cabo-verdiano e idealizador do evento, Mário Lúcio.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos