Romeiros movimentam Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

A movimentação de romeiros no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo), deverá ser intensa durante toda esta quarta-feira, dia da padroeira do Brasil.

Nos últimos três anos, a média de visitantes ficou cerca de 170 mil pessoas no feriado.

O maior movimento no feriado de Nossa Senhora Aparecida foi registrado em 1996, com 215 mil romeiros. O menor movimento ocorreu em 2000, com 117.967 visitantes.

Registros do santuário apontam que 5,3 milhões de pessoas já passaram pelo local entre janeiro e setembro deste ano. A expectativa é que mais de 8 milhões de pessoas visitem o santuário até o final do ano, superando o recorde de 2004, de 7.841.474 pessoas.

Além de marcar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, neste ano, o santuário celebra também os 50 anos do início da construção da Basílica Nova e os 75 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Tráfego e segurança

A concessionária NovaDutra preparou uma operação especial de tráfego para receber os romeiros que visitarão o santuário.

Segundo a NovaDutra, carros da concessionária serão deslocados para a região da basílica, para organizar o tráfego e apoiar a entrada e saída dos veículos de romeiros. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal.

Para garantir a segurança dos romeiros, o operação Aparecida começou em setembro e se estenderá até novembro, com o reforço do policiamento na cidade, de acordo com a Secretaria da Segurança do Estado.

Além da Polícia Militar, estão envolvidos na operação a Polícia Rodoviária, a Prefeitura de Aparecida, o Santuário Nacional e a Concessionária NovaDutra. O objetivo é evitar os crimes mais comuns nesta época, como pequenos furtos, roubos e estelionato.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos