Alagoas comemora o Dia Mundial da água com várias palestras

Luis VillarPoliciais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar

Policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar

O I Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Alagoas, começou na manhã de hoje, no auditório da Casa da Indústria, em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento faz parte da Semana Alagoana da Água, que tem como tema “Água é vida. Preserve a Vida”.

Participam do evento os membros de Comitês de Bacias, Regiões Hidrográficas, Comissões Provisórias e Conselho de Usuários de Açudes no Estado de Alagoas. Haverá também palestras educativas nas escolas dos municípios de Quebrangulo, Penedo, Pão de Açúcar, União dos Palmares, Jacuípe, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Água Branca.

De acordo o diretor de gestão de recursos hídricos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ( SEMARHN), Genes Pereira, a semana alagoana da água tem como objetivo debater questões relacionadas aos recursos hídricos do Estado e a elaboração do Fórum de Comitês das Bacias Hidrográficas de Alagoas.

“Alagoas é dividida em 16 regiões hidrográficas e possuímos apenas quatro comitês no Estado. Nosso objetivo é criar um comitê para cada região hidrográfica. Esse encontro vai promover a integração dos comitês, vai proporcionar a troca de experiências, estimular a reflexão e a criação de propostas para o Fórum”, destaca Genes.

Policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar também estavam presentes no evento. De acordo com o Tenente França, o batalhão zela pela preservação do meio ambiente em Alagoas. O tenente afirmou que ainda falta conscientização por parte da população no uso adequado dos recursos naturais.

“A maior dificuldade que encontramos é controlar a poluição da águas nas margens dos rios e lagoas. As populações ribeirinhas não possuem uma educação ambiental e a ausência de saneamento básico contribui mais ainda para a poluição das águas”, afirma.

De acordo com Genes Pereira, a preocupação com os recursos naturais está crescendo em Alagoas, uma prova disto é que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, localizada em Penedo, será a primeira área do estado a possuir um plano de manejo. “O plano de manejo vai disciplinar a área. Ele determina o que pode ser feito e o que não pode ser feito naquela área de várzea que engloba os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo”.

A assinatura do plano de manejo e a eleição do Grupo Gestor da APA da Marituba do Peixe será na próxima sexta-feira, 24, no auditório da Codevaspe, em Penedo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos